Governo | 20/11/2014

PDL apresenta diagnóstico de quatro regiões de Louveira

Junior Finamore lembra que o programa é um instrumento de aproximação com as comunidades

PDL

O diagnóstico de quatro regiões de Louveira (Central, Santo Antônio, Vista Alegre e Vassoural) foi apresentado pelos grupos participantes do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) ao prefeito Junior Finamore e secretariado municipal, na última semana. Os resultados representam uma coleta de informações e opiniões nestas localidades sobre temas como emprego, renda, saúde, habitação e educação.

A apresentação do diagnóstico do PDL é a primeira etapa do programa, após a realização de oficinas e da capacitação técnica e social de lideranças comunitárias e integrantes do poder público. Agora, com os dados coletados, os grupos prosseguem para as etapas de apresentação às comunidades e a viabilização das propostas levantadas no diagnóstico.

O prefeito Junior Finamore salientou a importância do programa como instrumento de aproximação e diálogo entre o poder executivo e as comunidades da cidade. “O nosso intuito é dialogar com a população e estimular a administração participativa para desenvolver essas comunidades a partir das demandas e anseios dos moradores, que são quem mais conhecem a própria realidade. Buscamos um trabalho de parceria com o povo que realmente faça a diferença na cidade”, afirmou.

Entenda o PDL

O “Programa de Desenvolvimento Local” é realizado pelo SENAC-Jundiaí e tem a proposta de melhorar as condições de vida e de convívio social da população de Louveira, fazendo com que as comunidades reconheçam os seus recursos, talentos e ativos, tornando-se protagonistas do seu próprio desenvolvimento social. Todo o processo de desenvolvimento requer a formação da governança (envolvimento de todas as secretarias municipais) que será a própria rede local em ação; a definição da visão de futuro para os próximos 10 anos; a elaboração de um diagnóstico participativo e a implementação de um plano de desenvolvimento para Louveira, pactuado por todos os segmentos da sociedade.

No processo anterior, de aprendizado, os integrantes do PDL adquiriram conhecimentos sobre elaboração de pesquisas, como diagnosticar demandas dos bairros, entre outros treinamentos para estreitar os laços com a comunidade local.