Esporte, Lazer e Juventude | 07/06/2013

Participação Popular garante vitória a Louveira no ‘Dia do Desafio’

Foto: Divulgação / PML

Com a participação massiva da população louveirense, a cidade conquistou uma grande vitória no ‘Dia do Desafio 2013’, competição esportiva mundial realizada no último dia 29 de maio. Na disputa, Louveira venceu a cidade Nentón, da Guatemala, após registra mais de 20 mil praticantes de atividades esportivas – o que representa mais da metade da população.

É o 12º ano em que a cidade participa desta disputa saudável, que tem como intuito - conforme explica o secretário de Esporte de Louveira, Rodrigo Regorão – estimular a prática regular de atividades físicas e conscientizar a população mundial sobre a importância do esporte e do lazer para uma rotina benéfica à saúde. Para atingir este objetivo, o evento propõe que as pessoas deem uma pequena pausa em suas atividades rotineiras para praticar qualquer modalidade de atividade física por, no mínimo, 15 minutos consecutivos, com a intenção de transformar a prática diária de exercícios em um hábito permanente na vida do cidadão.

Estimulados pela Secretaria de Esporte da Prefeitura de Louveira, os mais de 20 mil louveirenses registraram suas atividades das 0h às 21h. Os registros de participações vieram das escolas municipais e estaduais, academias, associações esportivas e de munícipes que registraram suas atividades ‘por conta própria’, como caminhadas, corridas e passeios de bicicleta.

Como forma de motivação, a Secretaria de Esporte organizou durante o período, caminhadas, aulas de ginástica, apresentações de dança, ginástica laboral, passeio ciclístico, torneios de esportes, entre outras ações.

“Muito mais importante do que ganhar é constatar que estamos no caminho certo no nosso trabalho de conscientizar o cidadão sobre a importância da prática diária de atividades físicas”, avalia o secretário Rodrigo Regorão. “Mais da metade da população de Louveira participou desta mobilização em prol da saúde. Pessoas de todas as idades demonstraram consciência sobre a importância do Esporte e aderiram ao Dia do Desafio, o que é muito gratificante e nos estimula ainda mais a desenvolver atividades pela cidade”, comemorou.

Com o slogan ‘Você se mexe e o Mundo mexe junto’, o Dia do Desafio 2013 foi organizado no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com o poder público de cada cidade, instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

O evento acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias, e é coordenado pelo  Sesc  São Paulo em todo o continente americano desde 2000.