Água e Esgoto | 24/05/2023

Parque Luigi Martini está aberto todos os dias das 6h às 20h para a população

O local conta com uma pista de caminhada com cerca de 1.800 metros em torno da Represa do Córrego Fetá, contém bebedouros, banheiros, iluminação, bancos e lixeiras; animais de estimação são permitidos

O Parque Luigi Martini está aberto todos os dias das 6h às 20h para a população. O local conta com uma pista de caminhada com cerca de 1.800 metros em torno da Represa do Córrego Fetá, contém bebedouros, banheiros, iluminação, bancos e lixeiras. Animais de estimação são bem-vindos e nas cercas por todo o parque estão instaladas porta-sacolas para coleta de fezes de animais, mantendo o local sempre limpo. Com o objetivo de proporcionar ainda mais segurança, foi iniciado recentemente a construção de uma guarita na entrada do Parque.

“O ambiente do parque é muito bom para praticar atividade física e para descansar também. Essa é mais uma excelente obra entregue para os louveirenses com uma justa homenagem ao senhor Luigi Martini, que era proprietário de toda essa terra, que agora é esse lindo espaço para os moradores de toda a cidade. A guarita que está em construção ficará ao lado do portão, gerando mais vigilância e tranquilidade para os frequentadores do Parque”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

O Parque Luigi Martini conta com um amplo estacionamento e fica ao lado do Paço Municipal da Prefeitura de Louveira. Para acessar o parque, existe uma rampa que facilita para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, há um letreiro com o nome da cidade no talude da represa.

Para trazer segurança, existe uma cerca que separa a pista de caminhada da água armazenada da represa. Esta cerca é feita de plástico reciclado.

Todo o local possui iluminação.

“O Parque Luigi Martini trouxe mais uma utilidade para a Represa, que além de armazenar água para o sistema de abastecimento público, servirá como mais uma opção de lazer para os moradores”, disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes.

A represa possui capacidade de armazenar 465.000 m³ de água. Em 100%, pode garantir por cerca de 45 dias o consumo médio da população de Louveira.

Luigi Martini

Nascido em Comune di Angliari. Provincia de Arezzo, na Itália, a vida de Luigi Martini está interligado a Louveira desde o final do século XIX quando, aos seus 27 anos, casou-se com Palma Cacioli para que pudessem vir da Itália para o Brasil, no ano de 1897, em busca de trabalho. Inicialmente, foram para a cidade de Astolfo Dutra, em Minas Gerais, mas, por volta de 1899, a família comprou o sítio São Luiz, onde hoje está localizada parte do Parque que foi inaugurado no dia 25 de março de 2023. Luigi e Palma tiveram 9 filhos, Vitório, Genoveva , Esther, Pureza, Antonio, Maria, Ermelinda, Emilio e Julia.

No ano de 1987, seus netos Accílo e Laurindo iniciaram a uma exploração de areia, formando assim um lago por estar próximo ao rio de captação de água da cidade e, em anos seguintes, foi desapropriado pela Prefeitura para servir de reservatório de água da cidade e, agora, este novo Parque completo, que recebe, como justa homenagem, o nome de Luigi Martini.

Atualmente, muitos de seus netos e bisnetos residem na cidade.

Parque Luigi Martini

Endereço: Rua Catharina Calssavara Caldana, 451 - Leitão, Louveira.
Pista de caminhada com iluminação noturna.
Banheiros e bancos no percurso.
Aberto todos os dias das 6h às 20h.
É permitido animais de estimação.