Desenvolvimento Urbano | 26/06/2024

Parque Capivari terá teatro de arena para apresentações culturais e artísticas

Novo equipamento soma-se como mais um novo espaço público disponível para utilização cultural na cidade, composto por palco coberto, salas de apoio técnico, sanitários, arquibancada ao ar livre e acessibilidade; o Parque Municipal Francisco Bossi (Parque Municipal do Capivari) será inaugurado pela Prefeitura no próximo domingo, 30 de junho, a partir das 8h, com uma programação completa cultural, esportiva e social

A população de Louveira ganha a partir da próxima semana mais um novo equipamento cultural. O teatro de arena faz parte dos equipamentos do Parque Municipal Francisco Bossi (Parque Municipal do Capivari) a ser apresentado aos louveirenses no próximo domingo, 30 de junho, durante a inauguração do Parque, e comprova o comprometimento da Prefeitura em investimentos na área de cultura e eventos.

A estrutura do teatro de arena é composta de um palco coberto para receber as diversas linguagens artísticas, apresentações musicais e teatrais; camarim para acomodar os artistas, sanitários e salas de apoio técnico. Para o público, o teatro oferece uma ampla arquibancada ao ar livre, com acessibilidade, sanitários próximos, além do paisagismo que compõe o ambiente.

O teatro de arena é um marco significativo para o setor cultural do município que promove, não apenas cultura e arte, mas também é um atrativo para a educação, a economia e o fortalecimento dos laços comunitários e na qualidade de vida da população.

Promoção da Cultura Local

O teatro de arena será um espaço fundamental para a promoção e valorização da cultura local que permitirá que artistas, grupos teatrais e músicos regionais de Louveira e próximos tenham um local dedicado para apresentar seu trabalho, estimulando a produção cultural e permitindo que novos talentos locais sejam descobertos e apreciados.

Inclusão e Acessibilidade Cultural

O teatro oferece uma experiência mais acessível e inclusiva ao público. Com uma estrutura ao ar livre, permite que um maior número de pessoas possa assistir às apresentações, sem as limitações de espaços típicos de teatros fechados. Isso facilita o acesso a diferentes faixas etárias e socioeconômicas à programação cult.

Fomento ao Turismo e à Economia

O teatro de arena pode atrair visitantes de outras cidades, impulsionando o turismo local, dinamizando a economia e trazendo benefícios para o comércio local, como restaurantes, hotéis e lojas, que poderão se beneficiar do aumento de visitantes em dias de eventos.

Educação e Formação Artística

O novo teatro poder ser utilizado como um espaço de aprendizagem e formação para jovens e adultos específicos em artes cênicas por meio de oficinas, workshops e cursos, proporcionando uma formação artística que pode se traduzir em novas oportunidades profissionais.

Fortalecimento da Identidade Cultural

O novo teatro de arena ajudam a fortalecer a identidade cultural do município no sentido de reunir as pessoas e celebrar, expressar e apreciar suas tradições.

Estímulo à Participação Comunitária

A presença de um teatro de arena no Parque Municipal Francisco Bossi pode incentivar a participação ativa da comunidade em eventos culturais. Isso promove um sentimento de coesão social, onde os moradores se fazem parte integrante das atividades culturais e do desenvolvimento do município.

Ambiente de Lazer e Convivência

Além de ser um espaço para apresentações culturais, o teatro de arena se integra ao ambiente natural do parque, oferecendo um local agradável para lazer e convivência. Famílias e amigos podem aproveitar para assistir a um espetáculo enquanto desfrutam da área verde, promovendo um ambiente saudável e enriquecedor para a comunidade.

Equipamentos do Parque Municipal do Capivari

Além de valorizar a Cultura em Louveira com o teatro de arena, a Prefeitura complementa o Parque com equipamentos que valorizam o Esporte, Meio Ambiente, Lazer e convívio, com pista de caminhada, ciclovia, playground, academia ao ar livre, espaço pet, espaço para lanchonete, quiosques e uma ambientação com paisagismo, pergolado e duas fontes interativas que são uma grande atração.

O Parque Municipal Francisco Bossi (Parque Municipal do Capivari) é o 2º parque público entregue a população pela Prefeitura nos últimos 3 anos e meio. Em 2023, a Prefeitura inaugurou o Parque Luigini Martini, no entorno do Córrego Fetá.

O Parque Capivari será inaugurado pela Prefeitura no próximo domingo, 30 de junho, com uma programação completa cultural, esportiva e social. Para celebrar a inauguração do Parque, a Prefeitura promove um dia todo de programação com diversas atividades, entre elas apresentações de dança e musicais, feitas pelos alunos das oficinas culturais da Prefeitura, pelo CCI (Centro de Convivência do Idoso) e também por entidades sociais da cidade, aula de zumba,  por meio das Secretarias de Cultura e Eventos; de Esporte, Lazer e Juventude, e Fundo Social, além da Caminhada “Junho Violeta” de conscientização ao combate à violência contra a pessoa idosa, promovida por meio da Secretaria de Assistência Social de Louveira.

08h: Abertura Oficial (Cerimonial de Inauguração)

08h30: Caminhada Junho Violeta pela conscientização e combate à violência à pessoa idosa

09h30: Banda Marcial de Louveira (BAMALO)

10h: Apresentação APAE