Gestão Ambiental | 02/12/2014

Parceria com a população garante arrecadação de 100 mil quilos de recicláveis todo mês

Coleta Seletiva

O Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de Louveira tem toneladas de motivos para comemorar: todos os meses a Secretaria de Gestão Ambiental coleta 100 mil quilos de material reciclável. “E para atingir essa marca de peso a colaboração da população foi essencial, e continuará sendo para que Louveira seja sempre um exemplo de sustentabilidade e cidadania”, declarou o secretário de Gestão Ambiental, Cláudio Scalli.

A coleta seletiva de lixo foi iniciada pela Divisão de Meio Ambiente, atrelada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Louveira, em 2004, ano em que foram coletadas 483 toneladas. Em oito anos do início do serviço, a quantidade de lixo reciclável coletado quase quadruplicou, registrando 1.600 toneladas em 2012. São distribuídas sacolas para que os munícipes acondicionem materiais recicláveis. Posteriormente, o material separado pela população é encaminhado ao Centro de Gerenciamento de Resíduos, mantido em funcionamento pelo poder público local.

Cuidar do meio ambiente e da saúde

Andar pelas ruas da cidade e ver nas lixeiras das casas sacos verdes cheios de materiais é uma cena peculiar em Louveira. Nos dias de coleta seletiva nos bairros, os louveirenses fazem a sua contribuição ao meio ambiente, separando os papéis, plásticos e garrafas pet e embalagens recicláveis em sacos verdes distribuídos gratuitamente pela Prefeitura, que são religiosamente depositados à frente de suas casas à espera do caminhão de coleta.

Os resíduos orgânicos, após serem recolhidos das casas são diretamente direcionados ao aterro sanitário de Paulínia/SP. Os resíduos recicláveis são encaminhados para o Centro de Gerenciamento de Resíduos onde são separados, armazenados e 80% do valor é doados para Irmandade Santa Casa de Louveira e para CIELO - Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira (que cuida de crianças e adolescentes com necessidades especiais). Estas são responsáveis pela comercialização dos resíduos para intermediários (sucateiros) e/ou recicladores e o lucro obtido pela venda dos resíduos é divido entre as duas entidades. Em média Louveira recolhe 37 toneladas/dia de resíduos orgânicos e recicláveis.

Pilhas e baterias usadas

Existem em Louveira 28 caixas espalhadas por toda a cidade pela Gestão Ambiental, para coleta de pilhas e baterias utilizadas. Os locais foram escolhidos de forma estratégica em pontos de livre circulação de pessoas, como prédios públicos, igrejas, mercados e comércio em geral.

O intuito da Prefeitura é dar uma alternativa para os munícipes descartarem corretamente suas pilhas e baterias devido ao risco de contaminação ambiental e possíveis danos a saúdes causados por substâncias químicas encontradas nesses materiais. O programa de estímulo ao descarte consciente fomenta o sistema de logística reversa e destinação final do material após o fim de sua vida útil, o que consiste no retorno do material pós-consumo às fabricantes.

“Sempre que atingidos 30 quilos de coleta, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental entra em contato com os integrantes da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que efetua a coleta gratuitamente. Eles nos auxiliam no serviço de logística reversa das pilhas comuns de zinco manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis”, explicou o secretário.

Materiais que podem ser separados para a reciclagem (saco verde):
• PAPÉIS: jornais, revistas, caixas de papelão, papel branco ou colorido, caixinhas tipo longa vida (leite, sucos).
• PLÁSTICOS: garrafas de refrigerante (PET), embalagens de produtos de limpeza, sacos e sacolas plásticas, potes de margarina, iogurte, requeijão e outros recipientes.
• VIDROS: garrafas, copos, potes e frascos.
• METAIS: latinhas de alumínio, latas de molho de tomate, conservas e óleo, latas de tinta, sucata de ferro.

O que não entregar para a Coleta Seletiva (saco preto ou azul):
• COMPOSTÁVEIS: restos de comida, cascas de ovos, frutas, legumes, folhas e galhos.
• REJEITOS: lixo de banheiro, fraldas descartáveis, absorventes, guardanapos sujos, papéis engordurados.
• RESÍDUOS PERIGOSOS: pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de produtos tóxicos.
• OUTROS MATERIAIS: embalagens de bolachas e salgadinhos, papel de bala, bandejinhas de isopor, papéis carbono, de fax e celofane, vidros planos, acrílico, madeira, espuma e couro.

Mais informações: (19) 3878-7332 ou meioambiente@louveira.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira