Educação | 24/04/2023

Para intensificar a cultura de paz nas escolas, Prefeitura promove atividades com a comunidade escolar

As escolas municipais realizaram ações diferenciadas junto aos seus alunos, entre elas acolhimento com música, produção de textos e materiais, dinâmicas de grupo, entre outras atividades lúdicas; também neste mês de abril aconteceu o programa Bombeiro nas Escolas, com os alunos das turmas de 4º ano e a ação voluntária “Sábado Brilhante”, no Ceci Pequenos Brilhantes

Na Educação, a Prefeitura de Louveira tem realizado continuamente ações que promovam a integração entre os alunos e a comunidade escolar, bem como a proximidade e o diálogo permanente com os pais, sempre com o objetivo de elevar a qualidade do conhecimento e estabelecer a Cultura da Paz. Com este propósito, na última quinta, 20 de abril, todas as unidades municipais promoveram atividades diferenciadas sob o tema “Cultura pela Paz”.

“A união entre a escola, família e comunidade é uma ferramenta indispensável para se estabelecer, de fato, a cultura da paz no contexto escolar. Precisamos despertar na nossa sociedade o espírito de paz, e ele começa dentro da nossa casa e dentro das escolas”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que as atividades com o tema “Cultura da Paz” tem como objetivo despertar em toda comunidade escolar o desejo de serem semeadores da paz.

“Todas nossas ações são feitas para fortalecer o respeito pela infância, pela Educação das crianças e pelo ambiente escolar. Queremos juntos trabalhar pela construção de um futuro melhor para todos”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Entre as ações lúdicas desenvolvidas pelas escolas junto aos alunos foram feitos acolhimento, explicando para as crianças o motivo das ações diferenciadas neste dia, até mesmo para verificar qual o nível de entendimento delas sobre o tema; a leitura de livros com a temática da paz; jogos para desenvolver habilidades e competências socioemocionais; dinâmicas de grupo; rodas de conversa; produção de cartazes e de cartões com mensagens motivadoras; e reflexões sobre o tema por meio de música.

Na EMEB Frederico Pagotto, por exemplo, os alunos de Ensino Fundamental receberam os menores, chamados carinhosamente de “Pagotinho”, que são as crianças da Educação Infantil. A integração aconteceu de forma a incentivar o respeito e o cuidado entre eles. No CECI Paraíso do Saber as crianças foram recepcionadas com apresentação de alunas violinistas; no CECI Pequenos Brilhantes, os alunos se reuniram com bexigas brancas para simbolizar a paz; no Cecoin Chapeuzinho Vermelho, as crianças participaram da ação Corrente do Bem, em que retiravam de um cartaz mensagens com a temática de paz.

Sábado Brilhante

Como importante ação também neste sentido, e com objetivo de aproximar as famílias louveirenes da comunidade escolar, no sábado, dia 15 de abril, a gestão escolar do Ceci Pequenos Brilhantes promoveu a ação voluntária “Sábado Brilhante”. Com a participação dos pais e responsáveis pelos alunos, da equipe da escola e, inclusive, com o Prefeito Estanislau Steck, diversas ações foram feitas para melhor o espaço físico da escola. A ação vai ao encontro desta necessidade de fortalecer os vínculos afetivos das famílias com a escola em favor da Educação das crianças.

Programa Bombeiros na Escola

E em mais uma importante ação educativa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, viabilizou em Louveira a realização do programa Bombeiros na Escola com foco na segurança dos alunos.

Mantido pela Corporação do Corpo de Bombeiros, o programa começou em março na EMEF Melissa Sicalhoni, EMEF Angelo Argenton Filho e EMEF José Odair Montelatto, e seguiu durante todo o mês de abril, atendendo todas as escolas de Ensino Fundamental, com as turmas de 4º ano.

“O programa já é bastante conhecido em outras cidades e oferece um conteúdo muito bom para instruir as crianças em caso de urgências, mas, principalmente, como combatê-las com ações preventivas. Além disse, ele cria uma proximidade, um vínculo entre as crianças e o Corpo de Bombeiro”, enfatizou o Prefeito Estanislau Steck.

O objetivo do programa é conscientizar os alunos sobre prevenção de acidentes, incêndios, ensiná-los a identificar e evitar situações de risco, como agir em casos de emergência e aplicar primeiros socorros. A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, afirma que o programa foi um sucesso entre os alunos.

“É muito bacana porque, naturalmente, as crianças já sentem uma admiração pela Corporação do Corpo de Bombeiro, e podem, por meio das aulas, compreender um pouco mais a importância do trabalho deles e também aprender sobre a responsabilidade e seriedade de se prevenir os acidentes”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

O Programa Bombeiros na Escola ofertou 4 aulas para cada turma de 4º ano. Ao final, todos os alunos passaram por uma formatura. No dia 13 de abril, o Prefeito Estanislau Steck esteve na EMEF José Odair Montelatto, para acompanhar a cerimônia de formatura dos alunos e também dos alunos da EMEF José Pereira Dutra. Também participou da formatura a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, os pais dos alunos e toda comunidade escolar, juntamente com o Bombeiro-educador, Cabo PM De Brito, e o Capitão Oswaldo Julião Júnior.

AÇÃO PELA PAZ

BOMBEIRO NAS ESCOLAS