Gestão Ambiental | 06/12/2023

Para fins de estudos e capacitação, Prefeitura de Louveira recebe colmeias de abelha sem ferrão no CEA Tabarana

A Prefeitura de Louveira recebeu duas colmeias de abelha sem ferrão na última segunda-feira (4), que serão utilizadas no Centro de Educação Ambiental (CEA) Tabarana para cursos de capacitação e oficinas. As colmeias vieram por meio do Instituto Agir Ambiental, que faz parte do Programa Recarrega PCJ.

A entrega contou com uma Oficina sobre os cuidados e a importância das abelhas para a fauna e flora brasileira, além de informações sobre como é o processo para formação da colmeia e como as abelhas interagem umas com as outras. Por se tratar de abelhas sem ferrão, elas não apresentam risco à saúde humana e auxiliam na promoção da polinização da vegetação tanto para as áreas de plantio quanto para as áreas de mata fechada. Além disso, não apresentam risco para os participantes dos cursos e oficinas.

As duas colmeias são de abelhas nativas das espécies Iraí e Jataí.

O atendimento no CEA Tabarana é aberto ao público e ocorre de segunda à sexta, das 9h às 16h. O espaço está em fase de formatação de tecnologias ambientais, como o jardim sensorial, horta com PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), Meliponários, Cisternas e Viveiro de Produção de Mudas, além de um espaço para educação ambiental e interação social.