Segurança | 25/09/2023
Para contribuir com o Programa Guardiã Maria da Penha, profissionais de Segurança participam do 1º Fórum da Mulher Paulista
Essa foi uma ação do Governo do Estado de São Paulo para discutir a atenção à população feminina nas prefeituras municipais
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, participou do 1º Fórum da Mulher Paulista, uma ação do Governo do Estado de São Paulo para discutir a atenção à população feminina nas prefeituras municipais. A iniciativa foi da Secretaria Estadual das Mulheres para reforçar a participação feminina na gestão e fortalecer os municípios na implementação de políticas públicas de proteção ao público feminino.
Estiveram presentes no Fórum, representando o município de Louveira, o Secretário de Segurança, Osvaldo Roberto Candido e a psicóloga Bianca Zeni Trajano, designada para a articulação da rede de apoio às mulheres vítimas de violência e para implementar o desenvolvimento e articulação das políticas públicas voltadas para as mulheres.
“Esse evento foi importante para compartilharmos conhecimentos, experiências e estratégias que promovam mudanças para uma sociedade mais segura e justa para as mulheres, através das políticas públicas”, diz a psicóloga Bianca Zeni Trajano.
A cerimônia de abertura no Memorial da América Latina, na capital, foi comandada pela secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, e contou com a participação de mulheres que ocupam posições de liderança no Governo do Estado. O fórum reuniu gestores municipais, parlamentares, e profissionais dos setores de desenvolvimento social, saúde e segurança.
A iniciativa pioneira foi desenvolvida pela Secretaria de Políticas para a Mulher como forma de mapear e impulsionar a implantação de políticas públicas com estruturas municipais focadas no público feminino. Esse evento promovido pelo Governo do Estado com os gestores municipais foi um auxílio para que cada cidade saiba como construir estruturas e políticas para as mulheres, ampliando a convergência de ações e programas de diversos órgãos.
Em dois dias de evento, especialistas de várias áreas se revezaram em painéis, palestras, seminários e intercâmbio de informações sobre as estratégias de combate aos principais tipos de violência enfrentados pelas mulheres: patrimonial, física, sexual, psicológica, cibernética e política.
O cronograma também previu ainda a apresentação de palestras e conteúdos com insumos que orientam a criação de Organizações de Políticas para a Mulher em todos os municípios, além de modelos de projetos de lei e resoluções para as prefeituras e câmaras municipais.
“O município de Louveira tem promovido ações de conscientização sobre a violência contra a mulher através de campanhas, eventos e reuniões para aprimorar o atendimento às mulheres louveirenses. Outra ação importante do município foi a implementação do Programa Guardiã Maria da Penha, através de convênio com Ministério Público de São Paulo”, ressalta o Secretário Osvaldo Roberto Candido.