Administração | 18/08/2023
Pais de jovens aprovados no Programa Estalou ressaltam orgulho e valorização na oportunidade conquistada
Confira nesta matéria alguns depoimentos de pais de alunos que passaram no processo seletivo; integração é nesta segunda-feira (21)
Os pais dos alunos aprovados no Programa de Estágio da Prefeitura de Louveira, o Estalou, ressaltam o orgulho pela aprovação dos filhos, assim como pela oportunidade deles entrarem no mercado de trabalho e se desenvolverem socialmente e profissionalmente. Confira nesta matéria alguns depoimentos de pais de alunos que passaram no processo seletivo. O EstaLou é um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Ao todo, 50 jovens foram aprovados no Programa. A integração é nesta segunda-feira (21).
“É muito legal ver os pais e os filhos felizes com essa oportunidade, pois é algo que só vai proporcionar coisas boas, como aprendizado, desenvolvimento e renda extra. Através do Estalou, vamos trazer jovens para aprenderem e trabalharem juntos com a Prefeitura de Louveira. Além de promover desenvolvimento pessoal, profissional e social desses estudantes, eles vão colaborar para o avanço da própria cidade, auxiliando nos serviços administrativos e trazendo novas ideias. Estamos todos animados para recebê-los”, disse o prefeito, Estanislau Steck.
Até esta sexta-feira, 18 de agosto, das 9h às 16h, os jovens aprovados devem ir ao Fundo Social para retirar duas camisetas, que serão utilizadas como uniforme. No dia de assinatura de contrato e integração, segunda-feira (21), eles já devem ir uniformizados. O Fundo Social está localizado na Rua Treze de Junho, 621, no Jardim Lago Azul.
Confira abaixo alguns depoimentos dos pais dos jovens aprovados:
“Estamos muito orgulhosos da conquista da nossa filha por meio do Programa Estalou. Ver o esforço e dedicação dela sendo recompensados é gratificante. Saber que ela terá a oportunidade de embarcar em um estágio e adquirir experiência será valioso para o futuro profissional dela. Estamos cheios de expectativas e entusiasmo pelas oportunidades que virão, e agradecemos ao Programa Estalou por essa chance única!”, comentam Ernani Morais e Fernanda Dinofre, pais da Ana Clara Dinofre de Morais.
“Quero agradecer ao Programa Estalou pela oportunidade do primeiro emprego aos jovens estudantes! É o que estávamos precisando nessa cidade, um incentivo e um empurrão para os nossos filhos. Eu tenho uma expectativa muito grande de um aprendizado e uma chance de crescimento para todos eles! Fiquei muito feliz, estou agradecida por minha filha ter sido aprovada e que ela possa aproveitar e aprender muito. Obrigada mesmo!” comenta Marisa da Silva, mãe da Larissa da Silva Nascimento.
“Foi uma ótima iniciativa da Prefeitura de Louveira implantar o Programa de Estágio para os jovens da cidade, no qual terão desenvolvimento pessoal e social, além da oportunidade do primeiro emprego e preparando-os para o mercado de trabalho. Minha família ficou muito feliz e orgulhosa com a aprovação da Isabela no Programa Estalou, esperamos que seja uma boa experiência para ela e que contribua para o desenvolvimento de nossa cidade”, comenta Cleide Aparecida Braga Zanon, mãe da Isabela Braga Zanon.
Programa Estalou (Estágio Louveira)
O Estalou é um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Realizado pela Prefeitura de Louveira, em conjunto com o Fundo Social, o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego.
A Bolsa Auxílio do programa é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil.
O Programa Estalou contempla carga horária de 5h por dia, de segunda a sexta, sendo 1h destinada a qualificação profissional através do CIEE Saber Virtual PRO e 4h de atividades práticas de estágio em setores e secretarias da Prefeitura de Louveira.
Serão contratados jovens, pelo prazo de um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano.
A assinatura dos contratos e a integração dos 50 jovens aprovados no Programa acontece nesta segunda-feira, 21 de agosto, no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura. Com as assinaturas às 8h30, a presença de todos é necessária até o término da integração, às 13h. Os jovens menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável. Neste momento, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) está entrando em contato com todos os aprovados para dar sequência na celebração do contrato.
"O foco da nossa gestão, com este novo Programa, é proporcionar aos adolescentes o acesso ao 1º emprego. Há, no legado da formação dos adolescentes, participações de sucesso nos programas como o Guardinha, Patrulheiros, entre outros. E o que estamos implantando, com o Programa EstaLou, é exatamente na linha da formação do cidadão, com a 1a oportunidade de emprego na formação social e humana", comentou o secretário Marcelo Souza.
“Além de proporcionar renda para o jovem e sua família, o programa promove desenvolvimento pessoal, aprendendo habilidades sociais e conhecimento profissional para a carreira”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Bragile Steck.
Processo Seletivo - Prova
Os candidatos foram aprovados e classificados de acordo com a pontuação obtida na prova, além da apresentação de todos os documentos exigidos.
A prova foi aplicada no dia 16 de julho na escola EMEF VILA PASTI. Ao todo, 85 candidatos realizaram a prova e 24 faltaram.
A prova objetiva foi composta por 30 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. A duração máxima foi de 90 minutos. As questões foram baseadas nos conteúdos de Ensino Médio do Estado.
O candidato que zerou em alguma área de conhecimento foi considerado eliminado do processo seletivo. Em caso de eliminação, o candidato poderá realizar novamente a prova assim que um novo processo seletivo for aberto, desde que corresponda a 90 dias após a realização da primeira.
Em caso de empate na classificação dos participantes das vagas de baixa renda, o desempate foi feito pelos seguintes critérios:
a) O que tiver menor renda per capita.
b) Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa.
Em caso de empate na classificação dos demais participantes, o desempate foi feito pelos seguintes critérios:
a) Idade a ser contada em anos, meses, dias (candidato mais novo).
b) Obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa.
CLIQUE AQUI para conferir a lista dos 50 aprovados no Programa Estalou.
Legislação
O programa é planejado seguindo todas as normas estabelecidas na Lei de Estágio (Lei nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008) e conforme o Conselho Nacional de Educação (Resolução n. 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004).
Dúvidas
Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com o Fundo Social nos telefones: (19) 3848-1166 ou (19) 3848-4056.