Governo | 05/11/2015
Pagamento da subvenção ao prêmio do seguro agrícola começa a ser paga
A Prefeitura iniciou os pagamentos aos agricultores da proteção da safra 2015/16 das lavouras de uvas instaladas na cidade
A Prefeitura de Louveira iniciou os pagamentos aos agricultores dos reembolsos aos prêmios dos seguros agrícolas que visam a proteção da safra 2015/16 das lavouras de uvas instaladas no município de Louveira.
Para solicitar o benefício os produtores que tiverem áreas com cultivos segurados dentro do território louveirense deverão comparecer até a Divisão de Agricultura da Prefeitura Municipal de Louveira ou a Casa da Agricultura (CATI) levando uma cópia da apólice e comprovante de quitação do valor do prêmio. Com esses documentos o produtor preencherá um Requerimento e um Termo de Compromisso. Em até trinta dias o reembolso de 15% do valor total do prêmio do seguro será repassado ao produtor rural. O prazo para requerer o benefício é de até noventa dias após a quitação do valor do prêmio, depois disso é perdido o direito ao benefício.
A Lei de Subvenção ao Prêmio do Seguro Agrícola elaborada e aprovada pela Câmara Municipal em 2013 tornou o benefício uma realidade com a qual o agricultor louveirense poderá contar nos próximos anos. Essa economia gerada pelo subsídio ao prêmio do seguro agrícola mais a série de serviços e incentivos que a administração municipal disponibiliza ao produtor rural tem proporcionado um respiro nas contas do agricultor nesse período tão complicado da economia do país. A esperança agora é que tenhamos uma safra onde o valor da fruta gere um lucro que corresponda à alta qualidade das uvas que temos observado no campo.
A Subvenção ao Prêmio do Seguro Agrícola e também o PROMIF (Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura) foram reconhecidas na região como modelos de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da Agricultura Familiar. Precisamos valorizar nosso produtor rural, em especial aqueles fruticultores dispostos a se enquadrarem num modelo de práticas agrícolas sustentáveis. Dentro de um novo modelo de desenvolvimento onde a qualidade de vida da população deve ser a prioridade, a atividade agrícola sustentável e o produtor rural capacitado assumem um papel fundamental, pois, além dos alimentos, produzem também água potável, ar puro, segurança alimentar, preservação histórico-cultural, manutenção das paisagens, entre outros. Esperamos que com essas iniciativas e outras que estamos estudando motivar a permanência do produtor rural no campo.
Você sabia que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Louveira através de sua Divisão de Agricultura e com apoio da Casa da Agricultura de Louveira – CATI disponibilizam gratuitamente aos produtores rurais do município os serviços de:
- Consultoria agronômica;
- Mecanização agrícola para preparo de solos para plantio;
- Orientação para amostragem de solo e encaminhamento para análises de fertilidade de solo;
- Recomendação agronômica;
- Cadastramento Ambiental Rural – CAR;
- Organização de Missões Técnicas a feiras, eventos e outras regiões produtoras;
- Organização de treinamentos, cursos e palestras para capacitação e atualização técnica;
- Organização do setor através do apoio a APR Louveira;
- Subvenção de 15% do valor do prêmio do seguro agrícola;
- Incentivo de R$ 4.000,00 por ano por hectare cultivado com frutas e manejado dentro das normas de Boas Práticas Agrícolas dentro município de Louveira.
Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Agricultura ou na Casa da Agricultura de Louveira.