Saúde | 05/10/2022

OUTUBRO ROSA - Sessenta mulheres são atendidas no primeiro dia de funcionamento da Carreta da Mamografia em Louveira

Para fazer o exame, mulheres com idade a partir de 35 anos podem se dirigir diretamente ao local, sem a necessidade de agendamento prévio

Carreta da Mamografia 3Durante o primeiro dia de atendimento em Louveira, a Carreta da Mamografia - Mulheres de Peito atingiu a capacidade máxima de atendimento prevista para os dias úteis: sessenta moradoras da cidade realizaram o exame,  dando um importante passo na luta contra o câncer de mama.

O equipamento, enviado à cidade pelo Governo do Estado de São Paulo, atenderá até o dia 15 de outubro, na Praça Padre Pedro Sanches, ao lado da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. Para fazer a mamografia, basta comparecer ao local, sem a necessidade de agendamento prévio.  

A expectativa é que, durante o tempo de permanência na cidade, 540 mulheres com idade a partir de 35 anos realizem o exame.  A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa no município e tem como objetivo  incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a distribuição de 60 senhas por dia. Aos sábados, o funcionamento é das 8h às 12h, com a realização prevista de até 30 exames por dia.

Requisitos  
Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde, mulheres de 50 a 69 anos podem realizar o exame sem a necessidade do pedido médico, basta apresentar RG e cartão SUS.

Já as mulheres com idade entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos também podem passar pelo serviço, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.

Para garantir mais comodidade às moradoras da cidade e incentivar a realização do exame, a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar no local uma tenda para avaliação médica e emissão do pedido de exame. O local terá médicos de plantão durante os mesmos horários de atendimento da Carreta. 

Dúvidas
Em caso de dúvidas sobre o atendimento, as moradoras podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo número (19) 3948-5300.