Alterar tamanho do texto
Mudar tamanho
Mudar contraste da página
Alterar Contraste

Saúde | 10/10/2022

OUTUBRO ROSA - Programação terá Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama, coleta de papanicolau e rodas de conversa nas UBSs

Mulheres com idade a partir de 35 anos também podem realizar mamografia na praça da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, sem necessidade de agendamento prévio

Para conscientizar os moradores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Louveira preparou uma programação especial durante o mês de outubro. As ações tiveram início no dia 4, com a chegada da Carreta da Mamografia, que permanece na cidade até o dia 15 (mais informações abaixo). As atividades - que fazem parte da campanha Outubro Rosa - também incluem coleta de papanicolau, exames clínicos, palestras e rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde.

Instalada na Praça Padre Pedro Sanches, ao lado da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, a Carreta da Mamografia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no próximo sábado das 8h às 12h.

Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde, mulheres de 50 a 69 anos podem realizar o exame sem a necessidade do pedido médico, basta apresentar RG e cartão SUS.

Já as mulheres com idade entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos também podem passar pelo serviço, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.

Para garantir mais comodidade às moradoras da cidade e incentivar a realização do exame, a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar no local uma tenda para avaliação médica e emissão do pedido de exame. O local terá médicos de plantão durante os mesmos horários de atendimento da Carreta. 

Nos próximos dois sábados, dias 15 e 22, mulheres de 25 a 64 anos podem realizar a coleta de papanicolau na UBS Antônio Carlos dos Santos (PAS). O atendimento acontece das 7h às 16h, sem a necessidade de agendamento prévio.

Palestra para servidoras
Na próxima sexta-feira (14), as servidoras públicas municipais participarão da palestra "Mulher trabalhadora também de cuida", que será ministrada pela doutora Silmara Felix Araújo, coordenadora das ações voltadas à saúde da mulher em Louveira. O encontro acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 9h às 11h.

Dia D
No dia 22 de outubro acontece o Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama. Das 8h às 15h, todas as UBSs da cidade estarão abertas para atendimento à população feminino com coleta de papanicolau, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia e orientações sobre câncer de mama e colo uterino.

Unidades Básicas de Saúde
Para chamar a atenção da população para o tema, todas as UBSs estão decoradas de rosa e rodas de conversas e mini-palestras estão sendo realizadas nas Unidades.
Confira a programação:


UBS Gilberto Ajjar - MONTERREY
21/10 – 8h:  Roda de Conversa com mulheres para discutir a temática central do Outubro Rosa e Bingo

UBS Miguel Francisco Milan - BURCK
13/10 - 10h Saúde Bucal para mulher na fase adulta 
21/10 - Período da manhã - Mini palestra em sala de espera com assuntos pertinentes ao Outubro Rosa 
21/10 - Período da tarde - Sorrir e amar é viver (Atividades Lúdicas) 

UBS Antônio Carlos dos Santos – PAS
Dias 15/10 e 22/10 - Coleta de papanicolau das 7h às 16h 
Mini palestras diárias na recepção (preferencialmente no período da manhã onde se tem maior concentração de usuários)

UBS Dra. Lucilene Mosca Melin - LMM
21/10 - 14h: Momento Mulher - Roda de conversa, orientações sobre prevenção, alongamento e dinâmica.

UBS João Alceu Dias – 21 DE MARÇO
20/10 – 13h: Roda de conversa com as mulheres para discutir a temática do Outubro Rosa 

UBS Rosina Sturaro Cavalli – VISTA ALEGRE
Período da manhã de segunda a sexta: 
Orientação em Sala de Espera 
17/10 - Roda de conversa 
24/10 - Roda de conversa 
26/10 - Roda de conversa na escola Estadual Rezende