Assistência Social | 06/06/2023

Operação Inverno de Louveira realiza 46 acolhimentos entre pessoas em situação de rua nos primeiros 5 dias

4 animais de estimação, destes moradores, também foram acolhidos na ação que tem sido importante nestas noites frias que antecedem o Inverno; acolhimento tem importante função social, com alinhamento aos programas sociais oferecidos pela Prefeitura

A Prefeitura de Louveira, por meio de uma ação com a secretaria de Assistência Social, com a coparticipação das demais Secretarias, iniciou na última quinta-feira (1) a Operação Inverno e, nos primeiros 5 dias, já registrou 46 acolhimentos de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, além de 4 cachorros de estimação, pertencente a estas pessoas. Os acolhidos recebem alimentação, banho e local apropriado para dormir, além de passarem por uma triagem, com uma Assistente Social, para identificação, avaliação e encaminhamento para as política públicas da Rede Municipal de Atendimento da Prefeitura de Louveira. Os animais de estimação também passam por atendimento com profissionais da secretaria de Gestão Ambiental, por meio do Bem-Estar Animal.

“A Operação Inverno se estenderá até o dia 31 de agosto, abrangendo o período anual mais suscetível às intensas quedas de temperatura. Vamos dar continuidade a este trabalho humano tão importante e planejado que temos feito na cidade, sobretudo às pessoas em situação de vulnerabilidade, simultâneo à Campanha do Agasalho, e temos certeza que isso resultará em pessoas aquecidas e protegidas do frio” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

O processo de acolhimento conta com a abordagem composta pela Equipe do Consultório de Rua, formada por Psicólogo, Técnico de enfermagem e Assistente social, em locais estratégicos. As pessoas em situação de rua que aceitarem, serão encaminhadas para o local de abrigo que a Prefeitura preparou para a ação. Foram oferecidos agasalhos e cobertores para as pessoas que não aceitaram o acolhimento.

Foram realizados atendimentos básicos de saúde, curativos, vacinas, bem como, encaminhamento para a Rede de Saúde e ou Pronto Socorro. Nos casos em que o atendido possuía algum animal que o acompanhe, o animal foi assistido por Profissionais da Saúde Animal, para vacinação e avaliação para garantir segurança a todos envolvidos. As abordagens também contaram com o apoio da Guarda Municipal.

A população também pode colaborar com a Operação. Caso encontre alguém em situação de rua, basta entrar em contato pelo telefone/whatsapp 19 99623-4087.