Prefeito | 22/09/2023

Onda de Calor: Prefeitura de Louveira adota medidas para eventos ao ar livre

O Encontro de Vaqueiros, evento que antecede a Festa das Tradições Nordestinas, está mantido, com diversas tendas instaladas na Área de Lazer para a tranquilidade e segurança dos visitantes e participantes dos shows programados.

O prefeito Estanislau Steck, após reunião com equipe da Saúde e Defesa Civil, determinou a suspensão das atividades esportivas ao ar livre neste final de semana, por conta da intensa e forte onda de calor prevista para toda a região. Segundo dados da Defesa Civil, as temperaturas podem chegar a 40 graus no domingo, aliado ao baixo índice de umidade, que pode trazer graves problemas de saúde, sobretudo a crianças, idosos e pessoas com comorbidades. O cuidado com os animais também foi decisivo para a adoção das medidas anunciadas pelo prefeito Estanislau Steck, que também é médico veterinário, e por isso, numa ação conjunta com a Diretoria do 1º Encontro de Vaqueiros, decidiram pela suspensão do Desfile que estava previsto para domingo.

“Temos o dever de seguir as determinações das nossas equipes de Saúde e Defesa Civil. São cuidados essenciais que devemos ter pela Saúde de todos, inclusive dos nossos animais e pets”, comentou o prefeito Estanislau Steck.

Os campeonatos que seriam realizados neste final de semana ficam transferidos para os dias 30 de setembro e 1º de outubro, com detalhes a serem definidos e anunciados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Louveira logo no início da próxima semana.

Mais detalhes, podem ser acessados neste link: https://www.louveira.sp.gov.br/conteudo/1-encontro-de-vaqueiros-de-louveira-acontece-neste-domingo-24

Com a chegada de temperaturas elevadas e um ambiente de baixa umidade, é fundamental que todos adotem medidas preventivas para proteger a saúde e evitar problemas associados ao calor intenso.

Seguem algumas dicas essenciais da Saúde e Defesa Civil da cidade de Louveira:

Hidratação Adequada: Beba bastante água ao longo do dia, mesmo se não estiver com sede. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois podem levar à desidratação.

Roupas Adequadas: Use roupas leves, de cores claras e soltas. Isso ajuda a manter o corpo fresco e evita o superaquecimento.

Proteção Solar: Use protetor solar com FPS adequado para proteger sua pele dos raios ultravioleta prejudiciais.

Evite Exercícios Intensos: Evite atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia. Se for se exercitar, faça-o de manhã cedo ou no final da tarde, quando a temperatura estiver mais amena.

Mantenha-se fresco: Use ventiladores ou ar condicionado para manter sua casa fresca. Se não tiver acesso a esses dispositivos, procure abrigos climatizados, como shoppings ou centros comunitários.

Evite Ficar ao Sol: Evite a exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais fortes.

Cuidado com Idosos e Crianças: Mantenha um olhar atento sobre idosos, crianças e pessoas com condições médicas preexistentes, pois eles são mais suscetíveis ao calor excessivo.

Sinais de Insolação: Esteja ciente dos sinais de insolação, como tontura, confusão, pele vermelha e quente, pulso rápido e dor de cabeça. Se alguém apresentar esses sintomas, procure ajuda médica imediatamente.

Hidratação da Pele: Use loções hidratantes para evitar que a pele fique ressecada devido ao calor e à exposição ao sol.

Cuidado com Alimentos: Mantenha alimentos perecíveis refrigerados adequadamente para evitar intoxicações alimentares.

Contato com Animais de Estimação: Não se esqueça de cuidar de seus animais de estimação. Mantenha-os hidratados e em locais frescos.

Comunicação de Emergência: Esteja ciente das informações fornecidas pela Defesa Civil e outros órgãos de emergência. Mantenha-se informado sobre alertas e recomendações.

Rede de Apoio: Verifique se os vizinhos mais vulneráveis estão bem e ofereça ajuda se necessário.

Reuniao 22092023