Desenvolvimento Urbano | 31/08/2023

Obras na Educação: Prefeitura segue com ações na EMEF Odilon Leite Ferraz

As obras seguem para uma nova etapa, com a terraplanagem do local onde será instalado um novo playground e também do espaço onde será construída uma rampa para acesso ao lado externo no prédio a partir do segundo andar; posteriormente será feita a pavimentação do estacionamento

Com cerca de 20 obras em execução pela Prefeitura de Louveira atualmente, 4 beneficiam unidades escolares com significativas reestruturações físicas. Uma delas é a EMEF Odilon Leite Ferraz, no Santo Antônio - uma das maiores escolas da cidade, com mais de 400 alunos. As obras começaram no início do ano, já estão hoje com boa parte em fase de conclusão, mas seguem para o início de novas etapas, com a estruturação do espaço para a instalação de um novo playground, com a construção de uma rampa de segurança para acesso à área externa a partir do segundo andar, e na sequência, a pavimentação do estacionamento, na parte inferior do terreno.

“Estamos com obras importantes em todas as áreas, mas neste ano fizemos na educação o maior investimento dos últimos 10 anos. São R$ 180 milhões e incluem, entre outras coisas, também estas obras que estamos fazendo. Nossas escolas estavam precisando de reforma. O Odilon, por exemplo, não receia uma reforma há mais de 10 anos, e é uma unidade que tem capacidade para atender até 500 alunos. Temos acompanhado de perto e em breve vamos entregar à população esta escola totalmente revitalizada, inclusive em sua quadra, que precisava de uma manutenção urgente. Mas todas as escolas priorizadas neste ano com as reformas vão ser entregues com uma cara nova. Vale lembrar que além das reformas, a Prefeitura pintou mais 7 escolas neste ano”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

Grande parte da reforma está em fase de conclusão, como o banheiro do piso inferior e a pintura, mas a Prefeitura segue com novas etapas da obra. Do lado externo, sentido à quadra de esporte, as equipes trabalham no espaço onde será instalado um novo playground para as crianças, ao lado da quadra. Também teve início o processo para construção de uma rampa, a ser feita próximo à escada sentido a quadra.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, “a rampa é uma exigência dos Bombeiros para aprimorar a segurança, na necessidade de uma rota de fuga em caso de emergência”. A rampa será construída para acesso à área externa do prédio pelo corredor ao piso superior. Também será instalada uma nova cobertura em parte da rampa que leva até a quadra. E futuramente será feita ainda a reforma no refeitório dos alunos. A previsão é de ser realizada no período de férias escolares.

A reforma do Odilon começou no início do ano com as melhorias estruturais, incluindo o sistema elétrico, reparos nas trincas, rachaduras por todo o prédio e adequações nos banheiros. Internamente, o andar superior está concluído. Foi feita uma grande reforma nos banheiros masculinos e femininos, inclusive com adaptação para pessoas com deficiências.

No térreo, as obras continuam com a reforma dos banheiros, assim como no piso superior, com adaptações para pessoas com deficiência. Quanto à pintura, ela já foi realizada em grande parte do prédio, tanto interno quanto externo, mas segue sendo feita. No ginásio de esporte, foi realizada a manutenção no telhada e pintura completa do ambiente. Dentro da quadra, a Prefeitura passou tinta epóxi para garantir maior durabilidade no piso.