Desenvolvimento Urbano | 06/12/2023

Obras em rede de água e esgoto, canalizações e pavimentações melhoram infraestrutura em Louveira

​As obras são parte do pacote de ações que contempla cerca 190 obras entregues nesta gestão e que promovem um avanço estrutural na cidade e melhoria na qualidade de vida da população

A Prefeitura vem realizando durante todo o ano obras que resultam em avanço na infraestrutura e saneamento básico de Louveira. São ampliações da rede de abastecimento de água, construções de biodigestores para esgotamento sanitário em áreas rurais, sistemas de drenagem da água pluvial e pavimentações em vias urbanas e rurais.

Os investimentos aplicados neste ano foram responsáveis pela vitória de Louveira na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes do Estado de São Paulo, na 3ª edição do Prêmio Cidades Excelentes promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. (SAIBA MAIS)

Em saneamento, a Prefeitura atua para na construção de biodigestores para levar o esgotamento sanitário às áreas que atualmente não são saneadas e forma ambientalmente adequada, considerando que a maioria está em áreas rurais. Para o levantamento destas propriedades, a Prefeitura realizou uma ação intensiva de visitas técnicas, cadastro e levantamento topográfico, em especial nas proximidades da bacia do Córrego Fetá. Por meio da Secretaria de Água e Esgoto (SAE), a Prefeitura segue com construção de biodigestores, que contribuem também para a descontaminação do lençol freático. Também segue a implantação no Residencial Primavera de mais de 8,2 km de rede coletora de esgoto, e no Monterrey a implantação de toda rede de água, com 21 quilômetros de rede atendendo a mais de 4.500 moradores. Também acontece de forma constante a ação do robô motorizado para identificação de lançamentos irregulares na rede de esgoto.

Para ampliação da rede de abastecimento de água, a Prefeitura atua na setorização do sistema. Recentemente foram feitas obras no Reservatório Bandeirantes, que abastece a região central, Sagrado Coração e Vera Cruz, e ainda nos bairros Vila Bossi, Jardim Bandeirantes, Via Castelli, Capivari e Parque das Videiras.  Por meio da operação, a Prefeitura garante um maior controle da distribuição e pressão da água, atendendo melhor todos os munícipes e bairros da cidade.

Aliando a infraestrutura com a responsabilidade ambiental, a Prefeitura entregou neste ano canalizações em dois trechos do Córrego Sapezal - na Atílio Biscuola e no Estiva, assim como na Estrada Ecológica, onde foram refeitas duas pontes e instaladas novas tubulações para canalização. Nos trechos do Córrego Sapezal, a Prefeitura estruturou muros com sistema de gabião, concretizou o trecho para passagem da água. São obras importantes que garantem mais segurança contra erosões e alagamentos.

Outras ações fundamentais neste ano foram a aquisição pela Prefeitura do robô de vídeo inspeção que, de forma motorizada, percorre as tubulações de esgoto identificando os despejos irregulares, e a construção do novo sistema de drenagem no Parque das Videiras, que aprimorou o controle do fluxo de água da chuva para evitar erosão. Quanto ao robô, controlado pela equipe da Secretaria de Água e Esgoto, ele segue em ação constante e já identificou cerca de 20 pontos de lançamentos irregulares no Córrego Santo Antônio e diversos trechos obstruídos na rede de esgoto.

E também como parte do pacote de obras estruturantes, foram entregues neste ano pavimentações em vias urbanas e rurais, com sistema de drenagem pluvial, tubulação de concreto, bocas de lobo, instalação de guias e sarjetas, além de sinalizações, lombadas e pavimentação sustentável no caso das estradas rurais. Entre eles, a rua Rua Adorno Zonaro, no centro, a Travessa Luiza Savoy Dutra, no Estiva, as ruas do Faixa Azul, Rua da Esperança, Rua Braz Francisco de Almeida, Estrada Fazenda Biscuola, Rua Umbaúbas, no Arataba; e na área rural, a Estrada do Bugio, Estrada João Gothardi, no Engenho Seco e Estrada Tereza Bizetto Cestarolli, além das pavimentações realizadas em  parceria com o Governo do Estado pelo Programa Melhor Caminho, feitas da Estrada Hugo Picchi, Alfredo Strabello, Pau-a-Pique e José de Jesus.