Obras | 29/05/2015

Obras de complexo habitacional com 191 moradias populares avançam

Vistoria

As obras de construção do Residencial Mirante de Santo Antônio (Popular 4) estão em ritmo acelerado. Planejado com 191 moradias voltadas às famílias de baixa renda, o empreendimento irá beneficiar em torno de 800 munícipes.

O Mirante do Santo Antônio é o primeiro residencial popular lançado pela atual gestão, que planeja ainda a construção de um empreendimento com 192 apartamentos, com parceria do CDHU, e outro de 384 unidades habitacionais em conjunto com a iniciativa privada. Isso significa um total de 767 unidades de baixo custo, que beneficiarão mais de 3 mil moradores de Louveira – quantidade maior que o total construído na história da cidade.

A primeira etapa da obra abrange a implantação da infraestrutura do novo bairro, que irá consumir cerca de 7,2 milhões em investimentos próprios da Prefeitura. Esta fase consiste na implantação de ruas e lotes, muros de divisa entre os lotes, construção da rede de água e esgoto, além da implantação de galerias pluviais. A estimativa para término desta etapa é de 9 meses.

Já a construção das casas está prevista para iniciar entre julho e agosto, quando acontece o chamamento público para definir a construtora responsável pela obra. A implantação da infraestrutura e a construção das residências podem ocorrer de forma concomitante, o que agiliza a entrega das obras – conforme explica a Fundação Municipal de Habitação de Louveira (Fumhab).

Com tamanho maior que o convencional para este tipo de habitação, as moradias do Residencial Mirante de Santo Antônio terão 60 m² cada.

Os critérios utilizados para entrega das residências ainda não foi definido, mas serão baseados nos estudos provenientes do CIM (Cadastro de Interesse em Moradia, programa instituído pela Prefeitura para diagnosticar a demanda por residências populares na cidade e informações importantes para o desenvolvimento dos futuros projetos habitacionais na cidade. Em cerca de 4 meses, foram cadastradas mais de 3 mil famílias no CIM.