Obras | 12/02/2015
Obras da Nova ETA estão em fase de acabamento
Com previsão de entrega ainda neste semestre, a construção da Nova Estação de Tratamento de Água prossegue em ritmo acelerado. Operários trabalham nestes últimos meses de obra na finalização das instalações hidromecânicas, impermeabilização dos tanques, acabamentos da estrutura, além da finalização da área externa da ETA, como pavimentação, plantio de grama e muros e alambrados.
Após a conclusão das obras, a ETA vai passar por um período de três meses de testes. A estrutura terá capacidade nominal para tratar 200 litros por segundo, uma quantidade de água estimada para uso de 70 mil habitantes. “Com isso, Louveira terá tratamento de água garantido para os próximos 15 anos.A ETA II é uma das principais ações da administração municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água no município”, acrescenta o secretário Municipal de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello.
Funcionamento
A ETA foi dimensionada como sendo uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo e vai operar com processos de coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.
A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.