Obras | 06/08/2015

Obras da Estação Férrea e na Tiradentes visam dar nova aparência ao Centro

Mapa - Obra Tiradentes

Avenida vai ser alargada e receber alças de acesso, enquanto que a Estação passa por restauro para se tornar espaço cultural e turístico

A Prefeitura realiza obras que vão melhorar a região central em diferentes aspectos: desde o trânsito e os acessos até seu potencia turístico e sua estética. O ‘coração da cidade’ tem seu principal cartão postal em processo de restauro: a Estação Ferroviária da cidade vai ficar com a aparência de 100 anos atrás, quando seu último prédio foi inaugurado.

Já seu entorno também recebe melhorias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano vai construir duas alças de acesso e alargar a Avenida Tiradentes visando agilizar o trânsito local e orientar melhor o tráfego de veículos. O local já está sendo preparado para receber as intervenções viárias, com a construção de um muro de proteção próximo às casas tombadas que irá recuar a calçada para alargar a Tiradentes em 1,5 m.

Saiba mais sobre as obras: Estação de Trem vai virar centro turístico e cultural

Quase cem anos depois de sua construção, o prédio da Estação Ferroviária de Louveira passa por um processo de restauração que promete resgatar a ‘aparência’ dos tempos em que recebia viajantes de todas as regiões do País. Com a obra, a Prefeitura pretende transformar o principal cartão postal da cidade em um espaço cultural, turístico e de convício social.

As intervenções são feitas com muito critério para não descaracterizar o imóvel que é patrimônio histórico tombado pelo Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).

A empresa contratada pela Prefeitura restaurou toda a estação incluindo pisos, teto, fachada e estruturas metálicas. Fundamentais para o resgate estético do prédio, as quatro fachadas de azulejos receberam uma atenção especial: foram resgatadas 1.500 unidades das 4.450 peças desses azulejos, e o restante foi recomposto com réplicas dos originais.

Além do restauro, será construída uma calçada contornando a Estação Ferroviária até o início da Rua 21 de março.

Ampliação da Av. Tiradentes prevê agilizar trânsito local


Além do alargamento da via, a Av. Tiradentes vai receber duas alças nas esquinas entre a Rua José Niero e a Avenida Tiradentes, sendo uma de acesso e outra de saída do Bairro Vila Pasti. Após a conclusão da obra, o motorista que trafegar pela José Niero, no sentido Jundiaí-Centro, e quiser acessar a Vila Pasti entrará direto no bairro por uma alça em formato de arco. E, para sair do bairro e seguir sentido Centro, o motorista terá que pegar uma outra alça, de saída da Tiradentes. As obras vão descongestionar o trânsito no local, que fica concentrado nas duas esquinas entre as vias Tiradentes e José Niero.