Gestão Ambiental | 11/12/2014

O Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de Louveira arrecadou, este ano, 1.500 toneladas de resíduos

Gestão Ambiental

Com a Gestão de Resíduos Sólidos, Louveira amplia a reciclagem e a reutilização de resíduos sólidos, promove hábitos de consumo sustentáveis, além de proporcionar destinação ambientalmente adequada aos materiais não-recicláveis. A cidade ainda conta com uma Central de Gerenciamento de Resíduos, que separa e destina-os. Só em 2014 a Secretaria de Gestão Ambiental realizou 500 atendimentos aos cidadãos e 600 processos foram tramitados.

Só neste ano foram recolhidos e destinados:

5.000 litros de óleo de cozinha
150 quilos de pilhas
10.000 pneus
5.000 lâmpadas
500 monitores

Agora você tem onde jogar seu lixo!

Em 2014 foram instaladas 50 lixeiras ecológicas no Paço Municipal e 300 unidades foram distribuídas pela cidade, próximos a pontos de ônibus e comércios.

Arborização Urbana

O Programa de Arborização Urbana            realiza o plantio de espécies nativas e vistoria as já existentes de modo a contribuir com a qualidade do ar e a melhoria da paisagem. Veja os números de 2014:

Ø  100 mudas de espécies nativas foram plantadas em 2014 e 700 mudas foram adquiridas;

Ø  100 laudos de vistoria foram relacionados à arborização;

Ø  62 solicitações de serviços emitidas para poda corte e adequação;

Ø  14 encaminhamentos para Defesa Civil relacionados à risco de queda de árvore.

Educação Ambiental

A prefeitura de Louveira em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental e a Secretaria de Educação conta com inúmeros projetos voltados para conscientização das crianças nas escolas. Ao todo foram 4.829 pessoas beneficiadas. Para o público geral, há programas de distribuição de kits ecológicos, caminhadas e palestras.

Ø  1.900 alunos foram atendidos no Programa EcoEscola;

Ø  9 escolas participaram do programa Horta nas Escolas, com plantio e colheita para alunos da rede municipal;

Ø  615 alunos participaram do programa ‘Cadê o Lixo que Estava Aqui?’;

Ø  625 alunos visitaram os mananciais com o programa ‘Meu Manancial’;

Ø  600 alunos visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA);

Ø  30 alunos do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) prestigiaram palestras  sobre resíduos sólidos e consumo sustentável;

Ø  350 pessoas participaram das caminhadas ecológicas;

Ø  700 kits ecológicos foram distribuídos

Manejo de Fauna Silvestre

A prefeitura ainda realiza o resgate, manejo e soltura de animais silvestres pela cidade. Só este ano foram encaminhados 25 animais para a Ong Mata Ciliar e 20 animais foram remanejados para locais apropriados, ou seja, seu habitat natural.

O Futuro

Para 2015, além da continuação dos projetos já existentes, a secretaria de Gestão Ambiental pretende iniciar uma parceria com a Guarda Municipal, ampliar a fiscalização na cidade, melhorar ainda mais a coleta seletiva e plantar, aproximadamente, 13.000 mudas nativas. Além disso, há projetos de ampliação da educação ambiental nas escolas e manejos de animais silvestres.