Assistência Social | 02/08/2022

O BRINCAR QUE ABRAÇA - Semana do Bebê segue com piquenique, roda de conversa e orientações para gestantes

UBS Gilberto Ajjar (Monterrey) reuniu mães para bate-papo sobre amamentação e desenvolvimento da linguagem com a fonoaudióloga Mirella Pezzo Vieira e a enfermeira Gláucia Simões

A programação da 11ª Semana do Bebê em Louveira teve continuidade nesta terça-feira (2) com rodas de conversa e atividades nas unidades de berçário e escolas da Rede Municipal, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

No Berçário do Monterrey foram realizados um piquenique e atividades com foco no desenvolvimento da coordenação motora para os 25 bebês, na faixa de 6 meses a 2 anos de idade. “Com a ajuda dos pais montamos uma decoração que encanta as crianças com as cores, os brinquedos e as atividades. Além do estímulo ao desenvolvimento da coordenação motora, elas ficam apaixonadas e mais felizes ao chegarem aqui”, disse a coordenadora do berçário, Juliana Alves.

Além disso, a UBS Gilberto Ajjar (Monterrey) reuniu mães da região para uma roda de conversa sobre amamentação e desenvolvimento da linguagem com a fonoaudióloga Mirella Pezzo Vieira e a enfermeira Gláucia Simões. “A amamentação é importante não só para a saúde, mas também para o desenvolvimento da linguagem. Amamentar fortalece a musculatura do bebê, ajudando a produzir os primeiros sons. É importante que as mães tenham conhecimento dessas informações para que estimulem seus filhos desde o nascimento até o fim do processo de aprendizagem”, disse a fonoaudióloga.

A programação também incluiu, nesta terça-feira, brincadeiras de roda na UBS 21 de Março, confecção de kit higiene pelas gestantes, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, roda de conversa no CRAS Santo Antônio e atividades diferenciadas em todas as unidades de berçário e escolas de Rede Municipal de Ensino.

A Semana do Bebê teve sua abertura oficial nesta segunda-feira (1°) no Teatro Polytheama, de Jundiaí, com presença do prefeito Estanislau Steck, da primeira-dama, Magali Steck, e das secretárias da Saúde, Marcia Bevilacqua, de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, e de Assistência Social, Therese Abdel Messih. O evento foi marcado por uma palestra do doutor Daniel Becker, especialista em saúde corporativa, bem-estar e infância. A programação continua até o próximo sábado (6).

A semana é promovida em parceria com o Comitê Intersetorial da Primeiríssima Infância, composto por representastes de Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Cabreúva e Morungaba.

Estão diretamente envolvidas com o evento as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, além de parceiros da Gestão Ambiental, Esporte Lazer e Juventude, Cultura, Fundo Social e Pastoral da Criança.

O objetivo da semana é reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância para tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios.

Encerramento

No próximo sábado (6), a Praça da Bica, no Santo Antônio, recebe o evento de encerramento da Semana do Bebê. A programação acontece das 9h às 15h e terá atividades gratuitas para toda a família.

No local, haverá brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, trenzinho, aulas zumba, painel para tirar fotos e parque sensorial para bebês.

A Prefeitura também vai instalar stands das secretarias e parceiros com o intuito de desenvolver atividades com as crianças da Pastoral da Criança.

Confira a programação
03/08 - Quarta

8h30 - Local: UBS Vista Alegre

 - Roda de conversa sobre amamentação e desenvolvimento da linguagem (fonoaudióloga Mirella, pediatra Dra. Fernanda e enfermeira Fabiana)

Endereço: Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre

10h30 - Local: UBS Antonio Carlos Dos Santos – P.A.S.

 - Roda de conversa sobre amamentação e desenvolvimento da linguagem (fonoaudióloga Mirella e Equipe da UBS do PAS)

Endereço: Rua São Carlos, 177 – Bairro Santo Antônio

14h - Local: UBS Lucilene Mosca Melin

- Roda de Conversa sobre cuidados com a higiene bucal e Shantala (dentista Dra. Linah)

Endereço: Rua Frederico Zanella, 375 – Centro

04/08 - Quinta

8h30 - Local: UBS Miguel Francisco Milan – Burck

- Roda de conversa sobre amamentação e desenvolvimento da linguagem (fonoaudióloga Mirella e Equipe da UBS do Burck)

Endereço: Rua Martinho de Ludres, 700 - Residencial Burck

10h - Local: UBS 21 de março

- Dança com gestantes e orientações sobre amamentação (enfermeira Trícia)

Endereço: Rua Luiz Gonzaga, 375 – Jardim 21 de Março

05/08 - Sexta

8h30 - Local: UBS Lucilene Mosca Melin

- Roda de conversa sobre amamentação e desenvolvimento da linguagem (fonoaudióloga Mirella e Equipe da UBS do LMM).

Endereço: Rua Frederico Zanella, 375 – Centro

 10h - Local: UBS 21 de março

- Brincadeiras de Roda (enfermeira Trícia)

Endereço: Rua Luiz Gonzaga, 375 – Jardim 21 de Março

10h - Local: CRAS Centro

- Manhã de brincadeiras entre pais/responsáveis e seus filhos - Equipe técnica do CRAS Centro

Endereço: Rua Antônio Della Torre, 43 – Centro

14h - Local: UBS Vista Alegre

- "Porque Choras bebê?" - Roda de conversa com grupo de gestantes adolescentes - Como fortalecer o vínculo entre pais/responsáveis e bebês - Enfermeira Fabiana, Luciana e Equipe do CRAS Bairro

Endereço: Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre

06/08 - Sábado - Encerramento da Semana do Bebê - Local: Praça da Bica (bairro Santo Antonio)

9h - Abertura

9h30 – Apresentação cultural interativa: Baby Fusion com a idealizadora do Método Paula Agnello

11h – Teatro Infantil: É bom ser criança! Com CIA Se Liga no Conto

11h 30 – Orientação sobre Higiene Bucal

12h – Corrida dos Fraldinhas

13h - Roda de Conversa: Por que choras Bebê? 

14h - Dança com Bebês

14h30 – Zumba