Saúde | 25/11/2021

NÚMERO 1 - Jovem Guilherme Cruz conquista título do Campeonato de Pebolim organizado pelo CAPS em Louveira

Torneio iniciado em outubro com 12 participantes é aposta da Saúde para humanização do atendimento psicossocial no município

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Louveira e a Secretaria do Esportes, Lazer e Juventude realizaram nesta quinta-feira (25) as fases finais do Campeonato Interno de Pebolim. Ação ocorreu na sede da instituição, localizada na Rua Capitão Álvaro Pereira, 44, no bairro Vila Bossi, em Louveira.

O torneio, que teve início no dia 21 de outubro, faz parte do planejamento inicial que busca fomentar as atividades físicas com os pacientes e ampliar as modalidades disponíveis, como vôlei de areia e tênis de mesa.

Os oito jogos foram disputados entre 12 participantes no formato de mata-mata (oitavas, quartas, semis e a grande final). Guilherme Cruz, paciente da instituição, foi o vencedor do torneio.

O vice-prefeito, Ricardo Barbosa, e o secretário de Esportes, Erasmo Tarallo, estiveram presentes. Na ocasião, foi discutida a importância do esporte como reabilitação, motivação e a socialização dos pacientes.

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocia (CAPS) é um órgão que proporciona um tratamento humanizado aos pacientes com transtornos mentais, de idade acima de 18 anos, que são acolhidos pela rede de saúde, mediante a consulta com plantonista e encaminhamento.

No local, os atendimentos variam entre psicoterapia, terapia ocupacional e sessões terapêuticas individuais ou coletivas, todas acompanhadas por 14 funcionários, como psicólogos, enfermeiros e terapeutas.

O CAPS também oferece aos pacientes atividades como, leitura, pintura, artesanato e música.

Serviço

O CAPS fica na Rua Capitão Álvaro Pereira, 44, Vila Bossi, e funciona de segunda à sexta das 7h às 17h.