Fumhab - Habitação | 14/07/2023
Novo Residencial Tabarana em Obras: Prefeitura avança no primeiro semestre de 2023 na área de habitação em Louveira
Entre os destaques, está o progresso das obras do Residencial Tabarana, um condomínio de 25 torres, com um total de 400 apartamentos; neste primeiro semestre, cerca 300 famílias foram contempladas com regularização fundiária e outros 430 processos já estão em andamento
Com foco na moradia digna, a Prefeitura de Louveira, por meio da Fundação Municipal de Habitação (Fumhab), gerou grandes avanços no primeiro semestre de 2023. Entre os destaques, está o progresso das obras do Residencial Tabarana, um condomínio de 25 torres, com um total de 400 apartamentos, sendo o maior empreendimento do gênero na história de Louveira. Além disso, só neste primeiro semestre, cerca 300 famílias foram contempladas com regularização fundiária e outros 430 processos já estão em andamento.
"Os investimentos na área habitacional é uma das nossas prioridades no atual plano de governo. A cidade vem trabalhando em uma das obras mais importantes na história da cidade de Louveira em termos de habitação, que é o núcleo Residencial Tabarana, que vai contemplar cerca de 400 famílias com o sonho da casa própria. Ainda, nos últimos três anos, temos trabalhado também para a regularização dos imóveis das pessoas para que tenham a tranquilidade de se ter um imóvel próprio. Já atendemos mais de 500 famílias com essas ações e com mais 430 em andamento, chegaremos a aproximadamente mil famílias no processo de urbanização de imóveis", afirmou o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
As obras dos 400 apartamentos no Residencial Tabarana estão avançando diariamente. O local vai contar, inclusive, com portaria, salão de festa e quadra poliesportiva, que tem o foco em proporcionar qualidade de vida aos moradores. Atualmente estão em andamento as obras de alvenaria estrutural, reboco e contra marco dos primeiros andares. Já foram concluídas as etapas de fundação, terraplanagem e alvenaria das torres. O progresso está de acordo com o cronograma estipulado no projeto.
Durante os seis primeiros meses letivos do ano, em especial março, no qual foi celebrado o aniversário de 58 anos de Louveira, a Prefeitura realizou a regularização fundiária de cerca de 300 famílias, sendo dos núcleos Conjunto Habitacional Popular III do bairro Vassoural, Conjunto Habitacional Popular IV do bairro Mirante, Vila Liberdade, Faixa Azul I e Vista Alegre I.
Após análises de relatórios realizados no mês de maio por meio da Fumhab com o Grupo Executivo de Regularização Fundiária (GERF), conclui-se que mais 430 famílias de nove núcleos serão contempladas com a regularização fundiária. Já em andamento, os núcleos são: Jardim Diamante, Travessa Francisco Pereira Dutra, Vista Alegre 3, Vila da Conquista II, Jardim Nova América 2, José Laércio Bevilaqua, Mario Betti II, Pau a Pique I e Pau a Pique II. Todo o trabalho é realizado de forma que seja simples e prático aos moradores, sendo prestado todo o apoio e suporte necessário.
No dia 16 de março, a Prefeitura realizou a Audiência Pública para discussão sobre a revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social do município de Louveira (PLHIS). O evento foi realizado no Auditório da Câmara Municipal e contou com a presença de cerca de 50 pessoas. O objetivo geral do PLHIS consiste em planejar as ações do setor habitacional com vistas à promoção de soluções de moradia digna, adequada e regular para o enfrentamento das necessidades habitacionais da população de baixa renda, estabelecendo metas para 10 anos, com base no cenário atual e considerando a necessária integração das ações e recursos dos três níveis de governo.
“O Residencial Tabarana é um projeto habitacional muito importante que já está em andamento e vistoriamos para acompanhar, de perto, as fases desta construção, para entregarmos o melhor para a população, dentro do estabelecido no plano de governo. Os processos de regularização fundiária tem o objetivo de proporcionar segurança jurídica aos moradores, evitando problemas no futuro”, disse o superintendente da Fumhab, Ricardo Barbosa.
A Prefeitura de Louveira vai divulgar no site oficial (louveira.sp.gov.br) e nas redes sociais as próximas novidades das obras do Residencial Tabarana. Caso algum morador queira procurar regularizar o seu imóvel, conferir o andamento do processo ou tirar dúvidas, pode entrar em contato com a Fumhab (veja abaixo).
Fundação Municipal de Habitação (Fumhab)
Endereço: Rua Geraldo Burck - 339 - Burck - CEP: 13294-116
Email: fumhab@louveira.sp.gov.br
Telefone: (19) 3878-4440