Saúde | 05/11/2015

Novembro azul terá palestras de conscientização

As unidades de saúde no mês de novembro realizaram diversas ações e orientações sobre a saúde do homem

A prefeitura, em parceria com a Secretaria da Saúde oferece palestras sobre conscientização, no mês que marca a luta contra o câncer de próstata e promoverá mutirão de exames nas unidades de saúde. As palestras são voltadas ao público masculino e têm como tema principal: a saúde do homem.

No dia 16, segunda-feira, às 18h no Auditório da Secretaria de Saúde acontecerá duas palestras. A primeira com o tema ‘Prevenção do câncer de próstata e Disfunção Erétil’ ministrado pelo Dr. Ocivaldo de Paula, e a segunda com o tema ‘Prevenção à saúde: Fatores de risco’ comandados pelo Dr. Ricardo Soares.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, negros, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

O mês marca a luta pela conscientização na prevenção em relação ao câncer de próstata. O Posto do Centro (Lucilene Mosca Melin) ficará na parte da noite com as luzes acesas, na cor azul, comemorando mês.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Confira a programação do mês: