Saúde | 18/11/2016

Novembro Azul chama atenção da população masculina para o câncer

Câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo

Durante o mês de novembro, a Prefeitura de Louveira preparou um cronograma de ações para despertar na população masculina o interesse em cuidar da saúde, como forma de conscientização e prevenção de doenças em homens. Durante essa semana aconteceram oficinas de sensibilização para os profissionais de saúde com a temática do Novembro Azule enfoque para os eixos propostos pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Todos os dias há postos especiais para aferição de pressão arterial, glicemia, orientação de teste rápido, orientações gerais da saúde para uma melhor qualidade de vida e funcionamento dos grupos existentes nas Unidades de Saúde (tabagismo, planejamento familiar, obesidade). Além disso, a Secretaria de Saúde ainda está percorrendo repartições públicas para orientar, dialogar e realizar testes rápidos, como aconteceu na Prefeitura no último dia 11.

A ideia é de alertar quanto à importância do autoexame para eles, assim como é feito com a população feminina na prevenção ao câncer de mama, além de incentivá-los a procurar assistência médica periodicamente. Com esta iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde dará andamento à implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem.

Passeio Ciclístico

Para encerrar as atividades, no dia 27, a Secretaria de Saúde, em conjunto com as Secretarias de Cultura, Educação e Esporte e Lazer, promove um passeio ciclístico partindo da Estação Ferroviária, às 9 horas. No local também vão ser oferecidas aulas de alongamento e haverá distribuição de preservativos, testes de glicemia e pressão, além de orientações sobre o atendimento e grupos nas Unidades Básicas da cidade. Uma apresentação da Bamalo – Banda Marcial de Louveira – promete encantar a todos os presentes.