Obras | 28/08/2014

Nova ETA terá capacidade para atender população de mais 70 mil

eta2

Com capacidade para tratar 200 litros de água por segundo, a nova ETA de Louveira está sendo construída em ritmo acelerado e quando concluída irá atender a demanda da população louveirense pelos próximos 15 anos.  A ETA II  é uma das principais ações da Administração Municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água no município. “Esta obra sem dúvidas é uma das mais importantes e essenciais para o município. Hoje a cidade possui apenas uma estação de água construída há mais de 30 anos e que é muito antiga e não tem capacidade para atender o  número de habitantes atualmente. Por isso estamos empenhados na construção desta nova estação, para que tenhamos capacidade nominal para atendermos uma população de mais de 70 mil habitantes, diminuindo assim os problemas de falta de água no município”, afirmou o prefeito Junior Finamore.

Mais de 50% da obra já está concluída e esta semana a equipe está trabalhando na vedação e revestimento interno dos tanques de floculação.  Este tipo de reservatório requer uma arquitetura diferenciada com um formato de funil no fundo para direcionar a água até o tanque de decantação.

Do tipo convencional, a nova estação será de ciclo completo, com processos de coagulação, floculação, sedimentação (decantação), filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.

Etapas

A água bruta será captada em uma caixa de chegada com dimensões de 2,20 metros de largura, 1,20 metros de comprimento e 2,40 metros de altura (elevatória de água bruta), e passará pelo processo de retirada de areia da água bruta. Depois será bombeada através de uma adutora de 400 mm para os módulos de floculação e decantação, e em seguida segue para o sistema de filtração para, enfim, chegar ao reservatório final.