Água e Esgoto | 21/11/2019

Nova Estação Elevatória começa a receber a instalação de sistema de bombas que vai abastecer toda a cidade com água tratada

IMG_8716.JPG

Louveira está prestes a ganhar sua nova Estação Elevatória Central, a estação de bombeamento de água tratada, que irá modernizar todo o sistema de abastecimento da cidade.

A nova central será o ‘coração’ da Estação de Tratamento de Água (ETA), sendo a principal responsável por bombear água tratada potável para toda a cidade. A primeira fase do projeto correspondeu à construção da edificação e da linha de alimentação de água.

Atualmente, está sendo realizada a instalação dos equipamentos e conexão com a rede de abastecimento, formando um conjunto de bombeamento automatizado, considerado um dos mais modernos do país.

O novo sistema é composto de 12 moto-bombas capazes de distribuir 395 litros por segundo, o que representa um aumento em 3 vezes da capacidade de bombeamento de água limpa e tratada para os reservatórios que abastecem os louveirenses.

As bombas trabalharão em horários alternados, levando água de maneira rápida e eficiente para os reservatórios, gerando economia dos recursos e aumento da capacidade de abastecimento para até 135 mil habitantes.

O projeto segue os parâmetros e exigências técnicas recomendadas, com equipamentos de alta capacidade operando para garantir o rápido abastecimento até nas regiões mais altas da cidade.

Para evitar qualquer tipo de transtorno à população, as obras são executadas sem a necessidade de interromper o abastecimento de água.

Setorização

As obras de setorização realizam um conjunto de melhorias para reduzir perdas e alcançar maior eficiência dos serviços de abastecimento e distribuição de água.

O projeto têm o objetivo de dividir a área em distritos de abastecimento de acordo com a capacidade dos reservatórios, melhorando o monitoramento e distribuição para as residências.

Reservatórios

Com capacidade para armazenar 1.5 milhões de litros de água cada, as 9 novas caixas d’água são capazes de atender a demanda diária, atual e futura, dentro das projeções de crescimento de Louveira.

Somados, os 9 reservatórios vão armazenar 11 milhões e 500 mil litros d’água, quantidade próxima ao potencial de armazenamento da estrutura já existente.

Os nove reservatórios estão instalados em diversos bairros, sendo Jardim Juliana, Parque Brasil, Popular IV, Bandeirantes, Vera Cruz, Omizollo, Sagrado Coração, com capacidade de 1.5 milhões de litros cada e Monterrey e Arataba, com capacidade de 500 mil litros cada.

Adutora

A Prefeitura de Louveira, através do SAE já implantaram cerca de 10 adutoras principais. A última obra está sendo realizada no bairro Santa Isabel, nas ruas Luiz Gonzada, Pedro Polozzi, Vinhedo, Guerino Biasi, Antonio Camurci, Salvador Paris e em todas as ruas do bairro Vila Pasti. E também no bairro Vera Cruz, nas ruas Joaquim Simões, Silvério Finamore e Isaura Lourençon Caldana.

A nova tubulação tem aproximadamente 2,1 km de extensão e foi utilizado materiais avançados como polietileno de alta densidade (PEAD), que é atóxico, à prova de corrosão e com durabilidade acima de 50 anos.
Com essa melhoria, cerca de 15 mil moradores vão ser atendidos com a moderna estrutura de saneamento que a prefeitura oferece.

Fique em dia com a cidade

A prefeitura está oferecendo a última oportunidade antes do início de corte do fornecimento de água. O plano de liquidação de Débitos de Água e Esgoto oferece condições de pagamento com o parcelamento em até 200 meses ou desconto de multas e juros até 100%.

Para participar é necessário dirigir-se à Divisão de Tributação da prefeitura desde já para evitar o corte do fornecimento, na Rua Catharina Calvassara Caldana, 451, bairro Leitão. Para mais informações ligue 0800 774 7377.

IMG_8701.JPG
IMG_8704.JPG