Educação | 24/08/2023
No avanço do Programa Louveira Educação Conectada, Louveira tem 100% dos laboratórios de informática em funcionamento nas escola
A Prefeitura concluiu nessa semana a instalação de laboratórios de informática em 10 escolas; são cerca de 280 computadores; a ação é sequência do programa Louveira Educação Conectada, iniciado em 2021, ainda na fase de Pandemia, com inserção dos alunos no mundo digital
Uma das plataformas centrais da atual gestão são os investimentos em Educação. E, um dos programas que tem sido investidos desde o início de 2021, mesmo ainda na Pandemia, foi o Programa Louveira Educação Conectada, com proposta de unir os conhecimentos pedagógicos trabalhados pelos professores com as ferramentas de tecnologia e inovação, de forma a agregar mais conhecimento, inserção dos alunos no mundo digital e, sobretudo, ganhos no processo de criatividade, raciocínio e conhecimento. E, nesta linha, a Prefeitura de Louveira, nesta semana, concluiu a instalação dos computadores que serão utilizados como instrumento para a continuidade dessas atividades pedagógicas dentro do mundo digital.
“A tecnologia faz parte da nossa realidade e, principalmente, do dia-a-dia das crianças. Quando assumimos, adquirimos os tablets para os alunos, naquele momento de Pandemia, avançamos nas ações de investimentos nas escolas, incluindo infraestrutura, e agora temos estes laboratórios de informática para que os alunos possam ter acesso ao conteúdo digital, nos computadores instalados, como instrumento pedagógico, e, claro, sempre sob a supervisão dos professores e técnicos do laboratório. É um avanço que foi, lá atrás, iniciado com os tablets e que, agora, podemos avançar na utilização destes computadores”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
Com a conclusão da instalação, que inclui equipamentos, energia, internet e rede, os laboratórios de informática estão presentes em 10 escolas. Cada laboratório conta também com um servidor que atua na função de monitor de informática para auxiliar nas questões técnicas.
Ao todo, são 280 computadores. Além dos laboratórios fixos, a Prefeitura adquiriu ainda 52 notebooks para compor os chamados ‘laboratórios móveis’, sendo 26 para as escolas EMEF Melissa Sicalhoni e 26 para a EMEF Ângelo Argenton Filho, onde, devido à limitação do espaço físico, não é possível instalar laboratório. Com os notebooks, os alunos têm a mesma oportunidade de utilizar os equipamentos para as atividades pedagógicas.
Segundo a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, os laboratórios serão utilizados para aulas direcionadas, conduzidas pelos professores, acompanhando o conteúdo abordado por eles em sala de aula e a partir de softwares pedagógicos.
“Os professores desenvolverão os conteúdos programados em sala de aula e darão continuidade nos laboratórios de informática, através do uso de planilhas, Word, PowerPoint, Google Forms, Paint, QrCode, sites como Khan Academy. Todo desenvolvimento das aulas é planejado com antecedência e orientado pela gestão escolar”, explica a Secretária de educação, Luciane.
Os laboratórios de informática foram instalados para utilização dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas seguintes escolas: CECI Pequenos Brilhantes, Ceil Centro, Ceil Bairro, EMEB Prederico Pagotto, EMEF José Odair Montelatto, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF Vila Pasti e EMEI Prefeito Nicolau Finamore.