Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 08/08/2023

No Agosto Dourado, Louveira reforça ações de apoio a gestantes, mães e desenvolvimento infantil

Além do apoio após o parto, na Rede Pública de Saúde é ofertado todo o suporte durante a gestação, desde o teste de gravidez, pré-natal e parto na Santa Casa

A Campanha Agosto Dourado é dedicada à conscientização sobre aleitamento materno e os benefícios que a amamentação traz aos bebês e às mães. Dentro deste objetivo e em assuntos correlacionados, Louveira realiza o Programa Mãe Louveirense, que incentiva o pré-natal das gestantes, conta com o recém lançado Ambulatório Mamãe Aconchego (foto), que oferece um ambiente acolhedor e especializado frente à temática de amamentação e realizou a 12ª Semana do Bebê com uma série de ações de conscientização e atividades interativas para mães e filhos. Além deste apoio após o parto, na Rede Pública de Saúde é ofertado todo o suporte durante a gestação, desde o teste de gravidez, pré-natal e parto na Santa Casa. Entre os destaques, foi anunciado na última semana, que o Programa de Acompanhamento da Caderneta da Criança em Louveira vai ser expandido para todo o território brasileiro pelo Ministério da Saúde, sendo Louveira um case de sucesso e marco inicial do projeto.

“O nome Agosto Dourado vem no sentido de o leite materno ser considerado o alimento de ouro para a saúde dos bebês. Em Louveira, estamos sempre em busca de consolidar as políticas públicas que envolvem as gestantes, mães e bebês, desde a fase de gestação até o período pós nascimento. Cerca 94% das gestantes realizam no mínimo 7 consultas de pré-natal, sendo o número destaque na região. As mães são valorizadas e incentivadas pelo Programa Mãe Louveirense, que oferece um Kit especial, entregue pelo Fundo Social, composto por roupinhas e produtos para o bebê, além de produtos para o cuidado da mãe nos primeiros dias após o parto, e agora com o Ambulatório Mamãe Aconchego, esse trabalho se torna ainda mais eficiente”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

O Ambulatório Mamãe Aconchego conta com uma profissional especializada em amamentação que além dos atendimentos estará realizando procedimentos, quando necessários, como laserterapia, preparação mamária, supervisão, avaliação geral, tratamento reparador, entre outros, além de toda orientação e suporte que esta mãe e bebê necessitarem neste primeiro período da maternidade. Os atendimentos ocorrem no Ambulatório de Especialidades da UBS Lucilene Mosca Mellin (Centro), de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, mediante agendamento realizado pela equipe da Atenção Básica em qualquer Unidade Básica de Saúde. A abertura da agenda iniciou na última segunda-feira (7). O anúncio ocorreu na abertura da 12ª Semana do Bebê, na terça-feira (1).

O Programa Mãe Louveirense é realizado pelo Fundo Social de Solidariedade em conjunto com a Secretaria de Saúde. O objetivo é promover a participação das mães em pelo menos 7 consultas de pré-natal, que ao serem completadas, as  gestantes recebem kits de enxoval, que contém diversos itens de higiene, roupas e uma bolsa, que são produtos essenciais nas primeiras semanas de vida do bebê.

A cidade de Louveira tem o melhor índice de pré-natal de toda a região. Com 93,38% das gestantes completando 7 consultas ou mais, a Prefeitura de Louveira garante acompanhamento da gestação para todas as mães do município. Esse índice coloca Louveira em 1º lugar entre as cidades da região de Jundiaí e Campinas, e em 37º no Estado de São Paulo.

O Programa de Acompanhamento da Caderneta da Criança consistiu, primeiramente, em pesquisas e entrevistas para avaliar o atendimento e acompanhamento das crianças nas Unidades Básicas de Saúde. Em sequência, avaliado os pontos, cerca de 40 servidores, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, pediatras, e outros cargos, passaram por uma capacitação com foco no desenvolvimento infantil. Foram implementadas modernizações no sistema de prontuário eletrônico, no qual a equipe pode inserir dados completos e precisos para o acompanhamento individual de cada criança. Além disso, foi desenvolvido certificados de coragem para incentivar as crianças na hora de passar em consultas odontológicas e em aplicações de vacinas. Em destaque, foi criado o Receituário do Brincar, que além das medicações conforme diagnóstico, consta com design infantil, recomendações de atividades saudáveis, que proporcionam bem-estar e em família, como brincar ao ar livre, andar a pé, praticar esportes, conversar, interagir e ler. Com o sucesso das ações, Louveira se torna referência deste projeto, e assim será expandido para o todo o território brasileiro pelo Ministério da Saúde.

“Os dados serão constantemente monitorados pela equipe responsável pela pesquisa, gestão local e equipe assistencial, sendo implantadas novas ações sempre que houver necessidade. É um trabalho de melhoria contínua que tem o objetivo de atender as crianças com cada vez mais qualidade. Tudo isso entra em conjunto com o trabalho realizado em outros programas, como o Mãe Louveirense e o Ambulatório Mamãe Aconchego, que estão correlacionados com a temática de amamentação”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Benefícios da amamentação para o bebê

- Nutrição ideal: O leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê, pois contém todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento nos primeiros meses de vida.

- Proteção contra doenças: O leite materno é rico em anticorpos e outras substâncias imunológicas que ajudam a proteger o bebê contra várias doenças, como infecções respiratórias, gastrointestinais e alergias.

- Desenvolvimento cerebral: O leite materno contém nutrientes importantes para o desenvolvimento do cérebro do bebê, que favorecem o desenvolvimento cognitivo.

- Vínculo emocional: A amamentação também é uma oportunidade para fortalecer o vínculo emocional entre a mãe e o bebê, proporcionando conforto, segurança e carinho.

Benefícios da amamentação para a mãe

- Recuperação pós-parto: A amamentação ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rapidamente após o parto, reduzindo o risco de hemorragia pós-parto e acelerando a recuperação da mãe.

- Prevenção de doenças: Estudos sugerem que a amamentação está associada a um menor risco de desenvolver certas doenças, como câncer de mama, câncer de ovário e diabetes tipo 2.

- Redução do risco de hemorragia: A amamentação libera a ocitocina, um hormônio que ajuda a contrair o útero e reduzir o risco de hemorragia após o parto.

- Vínculo com o bebê: A amamentação é uma oportunidade para fortalecer o vínculo emocional entre a mãe e o bebê, proporcionando conexão e proximidade.

Caso encontre dificuldades com a amamentação, a partir de segunda-feira (7), a mãe pode buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para agendar a ida até o Ambulatório Mamãe Aconchego, que com a ajuda de uma especialista, a mãe vai receber apoio, suporte, orientações e tratamentos se necessários.

Unidades Básicas de Saúde

UBS DRA. LUCILENE MOSCA MELIN
Rua Frederico Zanella, 375 – Centro
Contato: (19) 3948-5300
WhatsApp: (19) 99758-6604
 
UBS MIGUEL FRANCISCO MILAN – BURCK
Rua Martinho de Ludres, 700 - Residencial Burck
Contato: (19) 3878-2016 | (19) 3878-0411
WhatsApp: (19) 99939-5495

UBS VICE-PREFEITO JOÃO ALCEU DIAS – JD 21 DE MARÇO
Rua Luiz Gonzaga, 375 – Jd. 21 de Março
Contato: (19) 3878-2656 | (19) 3878-7973
WhatsApp: (19) 99638-2742
 
UBS ROSINA STURARO CAVALLI – VISTA ALEGRE
Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre
Contato: (19) 3848-4172
WhatsApp: (19) 99942-3475 | (19) 99949-1853 | (19) 99638-3407 | (19) 97113-9407
 
UBS GILBERTO AJJAR - MONTERREY
Rua Quiproquó, 55 – Monterrey
Contato: (19) 3878-5236
WhatsApp: (19) 99681-7316
 
UBS ANTONIO CARLOS DOS SANTOS – P.A.S.
Rua São Carlos, 177 – Bairro Santo Antônio
Contato: (19) 3848-1158 | (19) 3848-1062 | (19) 3848-1201
WhatsApp: (19) 99948-1597