Gestão Ambiental | 12/09/2019

Nascentes do município são preservadas através do PSA

ds

A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, por meio do Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), vem realizando ações de restauração e preservação dos recursos hídricos da cidade.

Através de um diagnóstico agroambiental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para gestão dos recursos hídricos de Louveira, a prefeitura levanta os dados sobre as nascentes com vulnerabilidade.

A partir deste mapeamento, é possível realizar ações de limpeza e replantio de vegetação para proteger estes locais. As atividades foram iniciadas em 2017 priorizando as áreas de mananciais e atualmente mais de 8,5 hectares já foram recuperados.

PSA

O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), visa implantar ações de proteção aos recursos hídricos, proteção e formação de fragmentos florestais e adequação ambiental da propriedade rural, mediante o recebimento de contrapartida a ser financiada pela prefeitura.

O PSA cria instrumentos que favorecem aqueles que têm em sua propriedade a atividade agrícola e de preservação ambiental, evitando o êxodo rural e a especulação imobiliária.

Desde o seu início, em 2017, o programa já contribui com a restauração ambiental de 10 hectares, além de aproximadamente 33 mil árvores preservadas e 24 mil recuperadas.