Gestão Ambiental | 15/01/2015

NAS RUAS DE LOUVEIRA O LIXO JÁ TEM LUGAR CERTO

Lixeiras

Qualquer objeto jogado na rua, goma de mascar, embalagens diversas, restos de comida e outros lixos produzem um acúmulo final de toneladas de sujeira, cujo destino é quase sempre o bueiro.

Segundo o Secretário de Gestão Ambiental, Claudio Scalli “O lixo jogado nas vias públicas é uma prática que ocorre quando não há lixeira para as pessoas depositarem os lixos produzidos quando estão na rua e em espaços públicos, sendo necessário que a Prefeitura estabeleça procedimentos que mantenham a cidade limpa e proteja nossos recursos naturais e a saúde pública da nossa população”.

Essa sujeira quando acumulada nos bueiros se torna a principal responsável pelas enchentes que, além de disseminar doenças, contribuem significativamente para a poluição dos rios.

Por esse motivo, a Prefeitura de Louveira implanta mais uma etapa do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, instalando 300 lixeiras em toda a cidade. A utilização dessas lixeiras já tem contribuído significativamente para a redução da sujeira na nossa cidade, uma vez que observamos a diminuição do lixo recolhido pelo serviço de varrição, o que não demandou estratégias complicadas ou grandes investimentos, já que cada lixeira custou aos cofres públicos R$298,70, incluindo a instalação.

A disponibilização desses equipamentos é fundamental para o correto funcionamento de todo o sistema de manejo do lixo de Louveira e faz parte do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos que a municipalidade está implantando.