Governo | 06/06/2016

Na Semana do Meio Ambiente, Prefeitura reforça ações de desenvolvimento sustentável

Assinatura_A3P_

A Semana do Meio Ambiente de Louveira já é considerada sucesso. As iniciativas que marcaram os dois primeiros dias de atividades vão contribuir para reforçar as medidas de sustentabilidade e planejamento ambiental adotadas na cidade nos últimos anos. Nesta segunda-feira, a Prefeitura passou a integrar a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que irá fortalecer as atitudes da Administração para ter uma gestão ambientalmente sustentável.
O prefeito Junior Finamore assinou o Termo de Adessão e Louveira passa a ser a primeira cidade do Estado de São Paulo a adotar a A3P, um importante passo na área socioambiental. As ações serão implementadas a partir de um plano de trabalho que será desenvolvido em parceria com o Ministério. Entre os primeiros passos para a implementação do plano estão a criação de uma comissão gestora da agenda e a realização do diagnóstico socioambiental do município. A iniciativa da Prefeitura foi elogiada pelo Ministério do Meio Ambiente, que enviou uma carta destacando o empenho da Administração e o interesse pela adoção de medidas que irão contribuir para um futuro melhor.
Na mesma ocasião foi assinado o Decreto 4483, que estabelece novos critérios para licitações sustentáveis. Ainda neste dia, equipe da Prefeitura fez uma visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, onde foi anunciada a ampliação em 50% do espaço utilizado pela Cooperativa Recicla Louveira TJM. O espaço passará a contar com escritório, vestiário e refeitório, atendendo todas as medidas necessárias para garantir um ambiente de qualidade para os cooperados. Haverá, também, uma Sala de Educação Ambiental para atender o público e abordar temas voltados à gestão de resíduos sólidos.
Estão previstos novos investimentos na cooperativa, que conta com aproximadamente 40 cooperados. Dentre eles estão as aquisições de uma transpaleteira elétrica, uma prensa com capacidade para 25 toneladas e uma esteira elétrica de 10 metros que vão aumentar e melhorar a capacidade de triagem dos cooperados, agregar maior valor aos produtos e, consequentemente, aumentar a renda dos trabalhadores.
As atividades da Semana do Meio Ambiente de Louveira tiveram início no domingo, exatamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, com a realização da I Feira de Sustentabilidade de Louveira. Os participantes acompanharam exposição de produtos confeccionados por meio de material reciclável, apresentações culturais, atendimento técnico de serviços ambientais, doação de animais, enfim foi preparada uma série de ações para despertar ainda mais na população a importância da preservação ambiental. A Feira foi realizada na Estação Ferroviária, o novo espaço cultural de Louveira.
A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue até sexta-feira, dia 10, quando será inaugurada a nova Estação de Tratamento de Água de Louveira. Na terça-feira, dia 7, haverá visitação de alunos à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O mesmo acontece na quinta-feira, dia 9. Na quarta-feira, dia 8, a Prefeitura , por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, promoverá o seminário ‘O Papel da Cidade na Construção de um Mundo Sustentável’. Será às 19 horas, na Câmara Municipal, e contará com a presença do ex-secretário estadual de Meio Ambiente, Fábio Feldemann.