Saúde | 17/04/2013

Mutirão de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (20 de abril)

Rebeca / PML

O Dia ‘D’ de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado (20 de abril), das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde de Louveira (no Monterrey, a vacinação se encerra às 16h). A Secretaria de Saúde irá mobilizar 34 funcionários para aplicação das doses e atualização do cartão de vacinação dos pacientes, sendo 10 funcionários do setor de odontologia que efetuarão paralelamente o acompanhamento para prevenção do Câncer Bucal. O mutirão integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano, que teve início na última segunda-feira (dia 15 de abril) e se estenderá até o dia 26.

Durante todo o período de campanha, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar pelo menos 80% da população alvo no município - ou seja, 5988 pessoas – e do Ministério da Saúde do Governo Federal é aplicar a dose em 30,8 milhões de pessoas em todo o País.

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, orientou a todos os munícipes que integram o público-alvo a procurar as unidades de saúde da cidade para garantir a dose de prevenção da gripe. “O procedimento é simples e rápido, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e receber a dose”, disse. “O munícipe irá também receber as vacinas atrasadas e assim atualizar o cartão de vacinação. A prevenção é a melhor forma de combater doenças”, afirma o prefeito.

Em 2012, os números levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o Brasil realiza a maior campanha de vacinação pública das Américas. No ano passado a campanha superou as expectativas da Instituição. Foram cerca de 26 milhões de pessoas imunizadas em todo o País, número que representa 86,3% da população alvo, 6,3 pontos percentuais acima da previsão inicial.

População Alvo

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o publico alvo da Campanha é formado por crianças de 6 meses a 2 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres até o 45° dia após o parto, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas (cardíacas, respiratórias, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III e transplantados), que devem se encaminhar às unidades de saúde da cidade das 8h às 17h (exceto a do Monterrey, que funciona até às 16h), para receberem a dose. Os portadores de doenças crônicas deverão apresentar uma receita com indicação médica para aplicação da vacina ou a receita com os medicamentos que fazem uso.

Prevenção

A Gripe é uma doença transmitida por vírus, através de gotículas eliminadas pela tosse e fala, ou a partir de contato com superfícies contaminadas pelo vírus e levadas pelas mãos aos olhos, nariz ou boca. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, coriza, tosse e dor de garganta. Além da vacina, alguns hábitos são eficazes para conter a transmissão da doença, como lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, e evitar ambientes fechados.

Serviço:

Postos de Saúde