Saúde | 09/04/2024

Mutirão de Saúde soma mais de 300 atendimentos entre consultas, exames e procedimentos pré-agendados

O mutirão aconteceu no último sábado, 6 de abril, na UBS Central Lucilene Mosca Melin; a Saúde registrou os seguintes números: 59 atendimentos com ginecologia, 61 com ortopedista, 49 com dentista, 18 solicitações de mamografia, 36 coletas de Papanicolau, 29 exames de eletrocardiograma realizados, 37 com oftalmologista e 15 cirurgias de catarata

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, registra mais um avanço em termos de atendimento à população com o resultado do recente Mutirão da Saúde realizado no último sábado, 6 de abril, na UBS Central Lucilene Mosca Melin. O Mutirão somou mais de 300 atendimentos entre consultas, exames e procedimentos clínicos e, realizado periodicamente pela Prefeitura, reafirma por meio deste resultado sua importância como ação estratégica para agilizar tanto atendimentos agendados como em livre demanda.

A UBS esteve aberta das 8h às 17h para coletas de Papanicolau em livre demanda, solicitação de mamografia, aplicação de vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, Covid-19 e gripe (para grupos prioritários) e realização de exames e procedimentos pré-agendados. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram registrados os seguintes números:

Atendimento com Médico Ginecologista: 59 mulheres atendidas

Atendimento com médico Ortopedista: 61 usuários atendidos

Médico Oftalmologista: 37 usuários atendidos

Dentista: 49 usuários atendidos

Exame de eletrocardiograma: 29 ECG realizados

Solicitações de Mamografia: 18 agendadas e emitidas por enfermeiros

Coletas de Papanicolau: 36 realizadas

Cirurgias de Catarata: 15 realizadas

Pelo Mutirão, foram realizadas consultas previamente agendadas pela equipe da Secretaria de Saúde. Na ginecologia, foram priorizadas pacientes que estavam com maior tempo de espera para atendimento, além de pacientes em fila de espera para demais especialidades. Mas também foram ofertados atendimentos sem necessidade de agendamento: coletas de papanicolau, consultas de enfermagem para solicitação de mamografia e aplicação de vacinas, por exemplo.

O Mutirão faz parte das políticas de aprimoramento da Saúde e resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura na área - hoje 35% dos recursos financeiros da Prefeitura são destinados à rede municipal de Saúde, sendo que o exigido pela legislação é de 15%.

Os resultados dos investimentos têm colocado Louveira como destaque em índices nacionais.  Em 2023, Louveira se destacou no Previne Brasil, com a melhor avaliação em Saúde entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas (RMC) e Jundiaí (RMJ), além da melhor performance em toda sua história. A cidade obteve pelo IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), a melhor avaliação de Saúde e Bem-Estar entre as cidades da Região Metropolitana de Jundiaí e como 5ª melhor cidade entre as 20 da Região Metropolitana de Campinas.  Louveira também se destacou no Ranking Connected Smart Cities de 2023, que analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, no qual Louveira é a 3ª cidade com mais investimento de saúde per capita entre todas as 27 cidades da RMC e RMJ. (SAIBA MAIS)