Saúde | 31/03/2022

MUTIRÃO - Campanha contra a dengue com 3 secretarias começa na região do Parque Brasil nesta quinta-feira (31)

Ao todo, 67 servidores da Prefeitura estão nas ruas com objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância de fazer sua parte para evitar os casos da doença

A Prefeitura de Louveira inicia nesta quinta-feira (31), na região do Parque Brasil, uma campanha de combate à dengue. A ação tem participação das secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Gestão Ambiental e terá mutirão de limpeza, cata-treco e ações de conscientização da população.

Ao todo, 67 servidores da Prefeitura estão nas ruas com objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância de fazer sua parte para evitar os casos da doença. O município confirmou seis casos da dengue desde o início de 2022.

Funcionários da Secretaria de Gestão Ambiental e da Vigilância em Saúde estão visitando as casas para informar sobre descarte correto de resíduos. Foram distribuídos panfletos e sacos verdes para coleta de recicláveis.

Limpeza

O mutirão de limpeza, que tem a previsão de retirada de 13 toneladas de lixo e 7 toneladas do cata-treco, tem corte de mato, poda de árvores, varrição manual, pintura de guias, limpeza de bueiros, manutenção de estradas de terra e a retirada de diversos tipos de resíduos: folhas, galhos de árvores, lixo sólido (entulho) e o cata-treco.

Confira abaixo as datas e locais das próximas ações:

31/3 e 1/4 - Parque Brasil

4 e 5/4 - Jardim Esmeralda

6, 7 e 8/4 - São Francisco, Belo Horizonte e Cristo

Além das ações nos bairros, a campanha também será veiculada no site e redes sociais da Prefeitura de Louveira e TVs indoor.

Números

Segundo dados da Secretaria de Saúde, 6 casos de dengue foram confirmados em Louveira em 2022. Destes, 3 são autóctones (contraídos no município) e 3 são importados. Até o momento, a cidade teve 35 casos notificados, 24 descartados e 5 ainda aguardam resultados de exames.

Veja as principais orientações da Vigilância em Saúde e faça a sua parte

Dentro das casas:

- Tampe tonéis e caixas d’água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com telas;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.

Áreas externas de casos e condomínios:

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticados, para evitar formação de poças d’água;

- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa para evitar acúmulo de água.

Denuncie

- Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 9h às 17h.