Saúde | 15/08/2014

Médicos novos já estão atendendo nas Unidades da Rede de Saúde

MÉDICOS_CONTRATADOS

A Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria da Saúde contratou mais oito médicos neste último mês de julho. Dos 16 médicos aprovados no concurso público da Prefeitura, 8 já estão trabalhando. Foram contratados quatro clínico-gerais e quatro ginecologistas. Os profissionais contratados já estão atendendo nas Unidades da Rede de Saúde  do CSIII, PAS, Monterrey e Burch. No PAS – Pronto Atendimento de Saúde, do bairro Santo Antonio, estão atendendo atualmente 6 médicos ginecologistas, 5 pediatras e 7 clínicos geral.

“Com a contratação de mais médicos na Rede Municipal, o objetivo é garantir um atendimento de qualidade e consequentemente a diminuição da demanda de serviços de urgência e emergência na Santa Casa e no Pronto Atendimento do Santo Antônio”, declarou a Secretária de Saúde, Pâmela Mango.

A médica ginecologista, Érica Cristina Moreira, uma das que foram contratadas declarou que está atendendo uma média de 13 pacientes por período. “Atendo no período da tarde aqui no PAS do Santo Antonio todas as quartas-feiras à tarde, e no Burch, de terças e quintas-feiras em período integral. Os pacientes estão elogiando nosso trabalho e lutamos para sempre oferecer um atendimento de qualidade”, declarou a médica.

Também recém contratada, a médica clínico geral Mariana Machado Vernay, além de trabalhar no PAS do bairro Santo Antonio também atende no CSIII, na região central de Louveira. “Estamos conseguindo atender de 12 a 16 pacientes por dia. Esperamos corresponder as expectativas”, enfatizou a dra. Mariana.

Resultado do Programa Pra + Saúde

A implantação do Programa Pra + Saúde, que se fundamentou na necessidade de aumentar a oferta de vagas na Atenção Básica na Rede Municipal de Louveira, principalmente nas áreas de Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia, teve início com processo seletivo emergencial realizado no início do mês de Junho de 2014, sendo o início dos médicos no final do mês de junho de 2014 e já começa a apresentar resultados efetivos como se segue:

O atendimento de Ginecologia já no mês de Junho teve um aumento de 4,05% em relação ao mês de maio de 2014 no total de atendimentos realizados e no mês de Julho, com efetiva atuação dos novos médicos um aumento de 77% (533 consultas) no total de atendimentos efetivamente realizados e aumento de 87% (987 vagas) no total de vagas ofertadas.

Na clínica Médica houve um aumento no mês de Julho de 15,4% (266 consultas) em relação ao mês de maio de 2014 no total de atendimentos e 36,5% (1685 vagas) no total de vagas ofertadas.

Essa diferença entre as vagas ofertadas e atendimentos efetivamente realizados se dá pelo número excessivo de faltas a consultas agendadas sem prévio aviso por parte do usuário, sendo que a Secretaria de Saúde vem atuando de várias maneiras para diminuir essa incidência.

“Serão ofertadas à população mais de 38.000 vagas para consultas em Clínica Médica e Ginecologia Obstetrícia ao ano com a implantação do Programa Pra + Saúde, com isso já houve uma grande redução na espera por atendimento nas áreas de atenção básica no Município, onde os pacientes são atendidos na mesma semana e até no mesmo dia em que procuram a consulta nas Unidades Básicas de Saúde, o que resultará em melhor seguimento deste usuário e medidas preventivas evitando-se a procura por Pronto Socorro e Pronto atendimento, ficando estes realmente voltados para o atendimento da Urgência / Emergência”, definiu a secretária de Saúde, Pâmela Mango.

CONFIRA HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS NOVOS MÉDICOS:

Médico Clínico – dra. Mariana Machado Matos Vernay - Atendimento: de 2ª e 4ª - PAS/CSII / de 3ª CSIII

Médico Clínico – dra. Erica Godoy Delben - Atendimento: de 2ª, 3ª e 6ª – PAS

Médico Clínico – dra. Luana Barbosa da Silva - Atendimento: de 2ª - CSIII /de 3ª Monterrey / de 5ª Burch

Médico Clínico – dr. Marcos Nascimento e Silva - Atendimento: de 3ª, 4ª e 5ª - PAS / de 3ª e 4ª - CSIII

Médico Ginecologista – dra. Erica Cristina Furlan Moreira - Atendimento: de 3ª e 5ª - Burch / de 4ª PAS

Médico Ginecologista – dr. Alexandre Ferrari da Cunha - Atendimento: de 2ª, 3ª e 5ª - CSIII / de 4ª Monterrey

Médico Ginecologista – dra. Isabel Cecilia Saide - Atendimento: de 4ª, 5ª e 6ª - CSIII / de 4ª e 5ª PAS

Médico Ginecologista – dra. Maria Cristina Can - Atendimento: de 2ª, 3ª e 6ª - CSIII / de 2ª e 3ª - PAS