Saúde | 15/04/2013

Município comemorou o Dia Mundial da Saúde com atividades no Bairro Santo Antônio

Divulgação / PML

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde realizou atividades em Comemoração ao Dia Mundial de Saúde, no sábado, dia 06/04, na Praça Pedro Sanches, B. Santo Antônio. A programação teve o objetivo de atender a população e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde. O evento aconteceu das 9h às 16h.

O público presente na praça pode receber orientações sobre diversos temas, como hipertensão, diabetes, drogas, tabagismo, dengue, saúde da mulher e do homem, câncer de mama, demonstração de preservativos masculinos e femininos e muitos outros assuntos importantes para uma vida saudável. Os cidadãos puderam fazer a medição de peso e altura, medida do abdomem e do IMC – índice de massa corpórea. Foram distribuídas receitas de alimentação para diabéticos e hipertensos e a secretaria de Saúde realizou um cadastro das pessoas que tem estas patologias para que, posteriormente, possa ser feito um contato e o acompanhamento desses pacientes.

A Prefeitura disponibilizou ainda o glicoteste e aferição de pressão, além da distribuição de folders e panfletos dos Programas de Saúde/Atenção Básica. “Eu acho excelente a Prefeitura fazer um evento como este. Parece uma coisa simples, mas é muito importante fazermos os testes e acompanharmos como anda a nossa saúde. Eu sempre faço.”, afirmou o sr. Gilberto Paulino da Silva, morador do Burck.  Para Marli da Silva Nascimento da Cruz, que veio da Colina da Bela Vista, bairro onde mora, para participar do evento, a oportunidade foi muito boa “ Eu vim ver como está a minha saúde. Essa atividade é muito importante pois a população não costuma  procurar estes serviços quanto estão bem só quando já estão doentes. Aqui podemos controlar e prevenir doenças mais graves”, disse.

No evento, o local mais procurado pelas crianças foi o stand da Saúde Bucal, em que os profissionais orientaram pais e filhos sobre os cuidados com a higienização da boca, fio dental, alimentação, doenças na gengiva e cárie. Um espaço lúdico para desenho e pintura foi montado com o intuito de passar mensagens às crianças. Também foram distribuídos kits com escova, creme dental e material educacional. “Eu vim por causa deste serviço de saúde bucal que é muito importante para as crianças. Meu filho adora escovar os dentes e quero que ele receba as orientações para que faça isso da maneira certa. Aproveitei para também receber as informações das profissionais. Foi muito bom”, disse Vitélia Santos de Sá, do jd. Amazonas.

A Secretaria  Municipal de Saúde contabilizou os números de pessoas atendidas nos serviços, sendo 135 aferições de pressão arterial, 135 exames de diabetes, 103 exames odontológicos e 110 medições de Índice de Massa corporal.

Rebeca / PML