Saúde | 11/07/2014

Multirão de exames específicos atende mais de 120 mulheres

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira realizou na última quarta-feira (9 de julho), mais uma campanha de prevenção a doenças que afetam as mulheres, denominado “Mulher que Trabalha também se Cuida”. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram realizados coletas de papanicolau, orientações do auto-exame das mamas e efetuação de cadastro para mamografia em mais de 120 mulheres com idades entre 20 e 40 anos.

No total foram registrados 29 atendimentos em exames de mamografia e 95 exames de papanicolau, todos realizados nas Unidades de Saúde do Santo Antonio, Centro e Residencial Burch.

De acordo com a  secretária de Saúde da Prefeitura, Pâmela Mango, o objetivo deste evento é incentivar a Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Mama, por meio da realização de exame de papanicolau e agendamento de mamografias. “Temos como proposta realizar trimestralmente esta atividade, e provavelmente a próxima data será em outubro, também para associar com o Outubro Rosa”, declarou Pâmela.

Mamografia

A mamografia é um dos meio mais eficazes de diagnosticar o câncer de mama. Este exame consiste em um raio-x da mama e dura cerca de 20 minutos . Mulheres com 40 anos ou mais devem fazer o exame anualmente.

Exame clínico

O exame clínico é indicado para mulheres a partir dos 20 anos. Mulheres desta faixa etária devem realizar o exame ao menos uma vez a cada três anos. Após os 40, esse exame precisa ser feito anualmente, preferencialmente antes da mamografia.

Colo do útero

O câncer de colo do útero é uma doença relacionada  à contração do vírus HPV, o papilomavírus humano. Este vírus se manifesta através de verrugas na mucosa da vagina, pênis, ânus, laringe e esôfago. Caso essas lesões se instalem no colo do útero e não recebam o devido tratamento, podem evoluir para um câncer.