Segurança | 11/08/2014

Mudanças no trânsito do Santo Antônio já estão em vigor

Medida promete melhorar o fluxo de veículos na região com a implantação de rotatórias e a retirada de semáforos

TRANSITO

A Divisão de Trânsito (Ditran) da Prefeitura de Louveira concluiu a implantação do projeto de reformulação viária do Bairro Santo Antônio. As mudanças efetuadas visam agilizar o fluxo de veículos nas principais ruas e avenidas da região e, principalmente, acelerar o tráfego na rotatória próxima a Rua Atílio Biscuola e no viaduto de acesso ao Bairro.

Quem passou pela região nesta segunda-feira (11 de agosto) já pode constatar as mudanças. A mais significativa é a retirada do semáforo do viaduto, que atravancava o trânsito desde a Av. Atílio Biscuola.  No local a Ditran instalou tachões para delimitar o acesso. Com isso, o veículo que entra pelo viaduto segue pela faixa da direita e quem vem da Paulo Prado continua na avenida pela pista da esquerda.

Outra modificação importante é a implantação de sentido único no trecho da Rua Antônio Chicalhione que compreende o entroncamento com a Avenida Ricieri Chiquetto até a esquina com a Rua Gerônimo Bassi.

Entenda as demais mudanças:

- Sentido único em trecho da Avenida Paulo Prado, entre a Rua Airton A. Pagotto – em frente ao Bradesco e Pururuca’s – até a Avenida Ricieri Chiquetto. Essa intervenção permitiu a retirada do semáforo existente no viaduto, que atravancava o fluxo de veículos.

No mesmo sentido, foi instalada uma ilha montada com ‘tachões’ de sinalização no cruzamento do viaduto com a Rua Roberto Mazalli. Neste dispositivo, o motorista poderá contornar à esquerda para Roberto Mazalli; seguir em frente pela Paulo Prado; ou virar à direita para acessar o viaduto.

Já quem vier do viaduto deverá seguir pela direita, onde terá um acesso delimitado para evitar colisões com quem vier pelo sentido Av.Paulo Prado – Av. Ricieri Chiquetto.

Já o acesso do viaduto à Rua Roberto Mazzali não será permitido, pois no lado direito desta via serão demarcadas vagas de estacionamento em 45º, destinadas aos motoristas que desejarem utilizar os serviços do Posto de Saúde, Correio ou dos estabelecimentos comerciais das imediações.

O ponto de ônibus existente nesta via, ao lado da Igrejinha, sentido ao Bradesco, foideslocado para a Rua Antonio Chicalhione.

- Mão única também na Ricieri Chiquetto, no pequeno trecho entre a Av. Paulo Prado, esquina com a Antonio Chicalhione, no sentido Anhanguera – Bairro. Neste sentido, quem vier da Anhanguera ou do Bairro São Francisco deve acessar a Ricieri Chiquetto, podendo seguir por essa via ou virar na Rua Antonio Chicalhione.

Da mesma forma, o motorista que trafegar pela Av. Paulo Prado poderá acessar a Ricieri Chiquetto à esquerda ou seguir para a Anhanguera ou ao Bairro São Francisco. Já quem vier pela Ricieri Chiquetto, no sentido à Anhanguera, deverá fazer o retorno, contornado à direita pela Rua Antonio Chicalhione, depois à esquerda na Rua Nerina, e novamente à esquerda na Av. Paulo Prado, para, em seguida, seguir o fluxo normal de veículos.

- A Rua Airton A. Pagoto tornou-se direção única no trecho entre a Rua Antonio Chicalhione e a Av. Paulo Prado. Esta medida visa facilitar o acesso de quem seguir rumo ao viaduto ou sentido Vinhedo e Campinas.

- A única mudança ainda não concluída é a rotatória próxima ao Lago Azul, que deve ter 22 metros de diâmetro. Lá aPrefeitura também está asfaltando uma área de 250 metros. A intervenção vai organizar o fluxo de veículos que vêm do bairro e da Rodovia Anhanguera.