Governo | 18/08/2015

Moradores podem contar com posto de atendimento do Cartão Cidadão na região central

O posto funciona na sede do Nucca, na Rua Antônio Antonioli, nº 27, atrás da Lotérica

cartão

A partir desta terça-feira (18), a região Central agora conta com um posto de atendimento do Cartão Cidadão. Instalado com o intuito de aliviar a demanda concentrada no posto do Programa do Bairro Santo Antônio, o novo local para retirada do documento fica na sede do Núcleo de Cidadania e Capacitação (Nucca), Sala 1, e vai atender a população de segunda a sexta, entre às 8h e 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Situado na Rua Antônio Antonioli, nº 27, atrás da Lotérica, o posto do Centro é uma alternativa mais cômoda para os moradores das regiões central e rural da cidade, que terão que se deslocar menos para retirar o documento.

Com a instalação, a expectativa da Prefeitura é diminuir significativamente as filas de espera para retirada do Cartão no Posto do Santo Antônio, que fica na Rua Antonio Chicalhone, nº 338. Os dois postos, entretanto, servirão somente para o cadastro final e a entrega dos documentos já confeccionados. Já o pré-cadastro continuará sendo feito pelo site www.cartaocidadaolouveira.com.br.

No ato de retirada do Cartão Cidadão o morador deve ter em mãos:

-Documento original com foto (RG, CPF, CNH);

-Certidão de Nascimento (Casamento, ou declaração de união estável);

- Comprovante de residência original, que pode ser representado pela Conta de Água ou de Luz dos últimos três meses;

-Carnê de IPTU ou contrato de aluguel reconhecido em cartório a mais de 3 meses. O mesmo vale para quem se cadastrou em data anterior a 1º de agosto e ainda não retirou o documento no Posto.

Para retirar o cartão de crianças é preciso que os responsáveis levem a certidão de nascimento. E, em caso da pessoa ser estrangeira, é necessário apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) permanente, além da comprovação de residência de um ano no município. O Cartão Cidadão passou a ser documento obrigatório para acessar os serviços públicos desde o dia 1º de agosto. O cartão reúne grande quantidade de informações do morador e dispensa a apresentação de outros documentos. Na área de educação, por exemplo, o documento é necessário para matricular os filhos em creches e escolas da rede municipal, concorrer a bolsas de estudo e utilizar o transporte gratuito para estudantes. O ‘passaporte’ também é útil na cultura, onde será necessário para garantir inscrição nas oficinas culturais, ter acesso ao empréstimo de livros na Biblioteca Municipal e também a convites para peças teatrais e outros eventos.

A Secretaria de Esporte também exige o cartão cidadão do morador durante o ato de inscrição nas modalidades esportivas, além de controlar a presença dos alunos através do documento. Já na Saúde, o morador pode agendar consultas, realizar exames e receber medicamentos. É importante ressaltar que o projeto foi realizado em diversas etapas essenciais, o que garante o sucesso e bom andamento da utilização do cartão. Site do Cartão Cidadão Visando agilizar ainda mais o processo de entrega do Cartão Cidadão, a Prefeitura disponibiliza desde o início do mês um endereço na internet para realização do pré-cadastro no programa. Pelo site www.cartaocidadaolouveira.com.br, o morador poderá fornecer informações para elaboração do documento sem precisar procurar o posto do programa. Para quem não tem acesso à internet, a Prefeitura disponibiliza o Acessa SP, localizado na Rua Gerônimo Bossi, 42, no Bairro Santo Antônio. O espaço de inclusão digital funciona das 8h às 12h e das 13 às 17h e estará disponível a todos os moradores que não se cadastraram no Cartão Cidadão Após o pré-cadastro online, o morador precisa comparecer a um dos postos de Atendimento do Programa, a partir do dia estipulado no protocolo emitido pelo site.

Aprovado

O casal de aposentados Rosa Augusta da Silva Tomé Requelme, 64, e Doralício Requelme, 67, chegaram cedo e aprovam a iniciativa. “Agora com esse novo posto na região central ficou muito mais fácil. Ganhei na loteria com essa notícia! Cheguei aqui 6h45 e o atendimento foi rápido e ágil.” O mecânico Giovani Pereira, 38, também aproveitou a facilidade para poder garantir o seu Cartão. “Agora com a obrigatoriedade precisamos tê-lo em mãos. Até porque esse é um exercício de cidadania, pois valoriza o morador da cidade.” Giovani pretende fazer a inscrição para bolsa de estudo, outro benefício da Prefeitura.