Governo | 21/07/2023
Mobilidade: Investimento em qualidade no Transporte Público de Louveira aumenta em 40% o número de passageiros pós Pandemia
Ônibus novos, com ar-condicionado, acessibilidade, carregador de celular por USB, wi-fi e aplicativo que permite acompanhar, on line, onde os ônibus estão, além de 11% a mais de novas linhas, resulta em números diferenciados de Louveira comparado a todo Brasil, como um case de sucesso em investimento na área de mobilidade urbana
Investir em transporte público, de qualidade, com custo acessível à população e que atenda, sobretudo, o deslocamento para o trabalho e o lazer, são pontos fundamentais para atender a avanços em Mobilidade Urbana nas cidades, contribuindo inclusive com ganhos ambientais, na redução do tráfego de veículos e uso de frotas coletivas sustentáveis, como por exemplo o uso de biodiesel. A cidade de Louveira tem apresentado resultados importantes nesta linha que colocam a cidade como um case de sucesso em Mobilidade Urbana, com investimentos realizados nos últimos meses, como ônibus novos, com ar-condicionado, acessibilidade, carregador de celular por USB, wi-fi e aplicativo que permite acompanhar, on line, onde os ônibus estão, além de 11% a mais de novas linhas, com redução no valor da passagem (R$ 2,00 em dias úteis e gratuito aos finais de semana), por meio de investimentos mensais da Prefeitura para o uso do transporte coletivo pelos moradores, numa parceria que resulta em ganhos de mobilidade, com deslocamentos fáceis e rápidos, para os moradores, sobretudo aos locais de trabalho. No 1º semestre de 2023, 312 mil passageiros utilizaram o transporte coletivo na cidade de Louveira, entre Janeiro e Junho; antes da Pandemia, em 2019 por exemplo, este número foi de 224.111, um aumento, portanto, aproximado de 40% no número de passageiros.
“A maioria das cidades do Brasil, pós pandemia, tiveram uma redução no número de passageiros no transporte público, comparado a 2019, por exemplo. Aqui em Louveira, optamos por investir no transporte coletivo como investimento fundamental para o cidadão, nas ações do dia a dia, na ida ao trabalho, para utilizar as aulas oferecidas no Esporte, na Cultura, para ir as unidades de Saúde, as opções de lazer, enfim, para todas as atividades dentro da cidade. Temos compromisso com cada cm² da nossa cidade, e o investimento em mobilidade urbana, como o transporte coletivo, é fundamental também para os cuidados ambientais, já que incentivamos o uso do transporte coletivo de qualidade, com rapidez e eficiência, sem a necessidade de utilizar veículos próprios, com ganhos inclusive para o orçamento doméstico”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.
Em 1 ano, Louveira ampliou o número de linhas disponíveis na cidade de 9 para 10 linhas. Ainda, a frota foi renovada, com ônibus novos, incluindo ar-condicionado, acessibilidade, carregador de celular por USB, wi-fi e aplicativo que permite acompanhar, on line, onde os ônibus estão. Ainda, a cidade trabalhou na revitalização dos pontos de ônibus, com inclusão de bancos para espera e informações das linhas que ali passam, com qrcode para acessar, automaticamente, e on line, o trajeto dos ônibus naquele momento.
A linha L03, por exemplo, que interliga o Bairro Santo Antônio ao Bairro Monterrey, passando pelo Centro da cidade, em maio de 2019, portanto antes da Pandemia, registrou um total de 5.986 passageiros. Em maio deste ano de 2023, o aumento foi considerável, para 10.048 passageiros, 68% de aumento. Outra linha também com aumento importante foi a L02, que liga o Bairro Santo Antônio ao Villaggio, via Parque dos Estados. Em maio de 2019, 11.672 passageiros utilizaram esta linha, enquanto em maio de 2023, 18.720, um aumento de 60%.