Cultura & Eventos | 20/06/2023

Mesmo com o frio, nova edição da Cultura na Estação é sucesso no último sábado (17)

A presença de famílias louveirenses foi uma marca importante desta edição

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, promove mensalmente a “Cultura na Estação”, evento que acontece todo terceiro sábado do mês na Estação Ferroviária de Louveira e teve sua última edição nesse sábado (17) que, mesmo com o frio, atraiu grande número de famílias louveirenses ao evento.

“Cultura na Estação é mais um meio de intensificar as ações culturais em nossa cidade, durante todo o ano e não apenas em festas anuais. Apesar do foco ser a Cultura, o evento é integrado com outras secretarias e vêm trazendo benefício para diversos segmentos da cidade. Neste mês, tivemos várias atrações com o tema “Festa Junina” que atraiu diversas pessoas” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

Uma das atrações fixas na grade da Cultura na Estação é o Passeio “Louveira: antes, durante e depois da Ferrovia”, organizado pela equipe o Centro de Documentação e Pesquisa de Louveira. O passeio estreou no evento com saída ás 10h, mas devido ao aumento da demanda, contou com duas saídas no último sábado: às 10h e às 14h. Junior Galinari, morador de Vinhedo, veio à cidade participar do passeio e comenta sobre a experiência “Foi uma experiência incrível, pois pude conhecer um pouco da história de Louveira e diversos locais importantes da cidade. Agradeço à equipe pela organização e recomendo a todos que tenham a oportunidade de participar desse passeio fascinante, que além de conhecimento, me proporcionou novas amizades.”.

Esta edição contou com uma apresentação especial organizada pela APAE. Edna Senhorinha Alves, presidente da APAE, comentou sobre “A APAE de Louveira vem agradecer imensamente a grande oportunidade em realizar a apresentação do Projeto InspirAção na agenda Cultural da Estação. A organização desse evento mensal está de parabéns, pois propiciou a apresentação da APAE um sucesso. Os pais dos nossos assistidos PcDs saíram encantados e maravilhados. Enfim a todos os envolvidos só gratidão” disse Edna Alves.

Com o tema Festa Junina, a Cultura na Estação também contou com uma apresentação especial realizada pelas alunas da Oficina Cultural de Street Dance oferecidas pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura. Juliette Barbosa é a professora da oficina e conta sobre a apresentação: “A apresentação foi realizada com muito sucesso com as nossas 24 alunas da Casa da Cultura. As meninas estavam super animadas e muito ansiosas por essa apresentação, porque pais, familiares e amigas estavam presentes no evento. Esperamos para os próximos eventos para ter mais apresentações do grupo” disse a professora.

Uma das secretarias integradas no evento foi a de Gestão Ambiental, que esteve presente com stand com a Cooperativa Recomeço, mostrando o novo destino dos materiais na reciclagem dos produtos, além de informações sobre a Coleta de recicláveis no município, alunos da Casa de Acalanto, com venda de  delicioso cappuccino e biscoitos amanteigados que faz parte do Programa de Inclusão social, oficina de desenho com elementos da natureza, brechó, trazendo a importância da Sustentabilidade na industrial têxtil, estimulando o consumo consciente reduzindo impacto ambiental e também com o Bem Estar Animal com doação de animais e informações sobre o Cadastro do Banco de Ração Animal. O público que esteve presente participou das oficinas e prestigiou os demais stands.

Além da oficina de desenho com elementos da natureza, houve também a Oficina de Mosaico com Casca de Ovo ministrada pelas professoras Lurdes e Jane. Lourdes conta que se surpreendeu com o público que apareceu para participar da oficina, em grande maioria, crianças. “Gente, que surpresa grata! Fizeram direitinho. E fizeram assim, pela idade, perfeito. Perfeito mesmo. Muito grata dessa oficina. O dia estava maravilhoso e as crianças gostaram, isso é o mais importante.” contou a Professora. A Oficina Básica de Cerâmica também aconteceu no último sábado e a professora Analice compartilhou os feedbacks que recebeu dos alunos “Amei cada detalhe! A troca de energia com a terra, sentir a textura e trabalhar minhas habilidades manuais!”, “Parabéns! Foi sensacional”, “dicas maravilhosas e possíveis de incorporar no dia a dia” e também, explica o contexto da oficina “Não se esqueçam de aplicar em  tudo que estiverem fazendo a dimensão do pensar, agir e sentir. É um caminho que a arteterapia sugere inspirada nas práticas junguianas, gestálticas, antroposóficas e práticas da Ioga. Estamos num momento de agregar tudo e tentei trazer esses componentes ontem na nossa oficina.” contou a arteterapeuta Analice.

Em parceria com a SEDEC, os food truck estão presentes em todas as edições da Cultura na Estação. Ana Gabriela, do food truck “Los churros e batata cone”, comenta sobre a última edição: “Foi um evento excelente, nossas vendas foram ótimas mesmo estando um pouco mais frio”.

A Cultura na estação volta a acontecer no próximo mês, no dia 15 de Julho, na Estação Ferroviária de Louveira.