Educação | 09/04/2024

Merenda escolar: Prefeitura inicia entrega de itens da agricultura familiar com execução de cerca de 57% do PNAE para alimentos

​Pelo Programa Agricultura Familiar, a Prefeitura compra frutras, verduras e legumes e entrega, em média, cerca de 8 toneladas por mês nas escolas

A Prefeitura deu início nas escolas à entrega dos alimentos para merenda adquiridos por meio do Programa Agricultura Familiar. A entrega começou no final de março, após o chamamento público, realizado em 11 de março, e que aprovou 18 agricultores para o programa, todos de Louveira, em um processo no valor de R$ 587 mil.

Com investimentos recordes em Educação, e alinhado às políticas públicas de fortalecimento da economia local, a Prefeitura mantém, como foi em 2023, aproximadamente 57% dos recursos do PNAE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) à compra dos itens da agricultura familiar.

A percentagem é mais que o dobro dos 30% exigidos pela legislação de execução do orçamento do PNAE e comprova o comprometimento da atual gestão com a qualidade da merenda escolar e com o fortalecimento da agricultura na cidade por meio do programa.

Pelo Programa Agricultura Familiar, a Prefeitura compra frutras, verduras e legumes e entrega, em média, cerca de 8 toneladas por mês nas escolas. Para a execução da agricultura familiar na merenda escolar de Louveira, Secretaria de Educação e de Agricultura atuam juntas. Seguindo cronograma planejado pelas nutricionistas da Cozinha Piloto da rede municipal de ensino, as entregas acontecem de uma a duas vezes por semana.

Nesta semana, por exemplo, a Prefeitura entregou uma remessa de uvas e caquis para as escolas, em uma ação bastante significativa, já que são as frutas que mais representam a força da agricultura louveirense. A entrega é feita em cada escola pela equipe da Divisão de Agricultura, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Cardápio nutritivo

Alimentos frescos, refeições adaptadas para crianças com restrições alimentares e planejamento alimentar realizado por uma equipe de nutricionistas fazem da merenda escolar de Louveira mais um entre os serviços de destaque e de primeira qualidade.