Gestão Ambiental | 21/09/2021

MEIO AMBIENTE - Projeto do Plano de Arborização Urbana é aprovado pela Câmara de Louveira

Documento define e descreve as ações referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das plantas, assegurando a todos os benefícios proporcionados pelas árvores, além de segurança à população

A Câmara Municipal de Louveira aprovou por unanimidade na última quinta-feira (16) o projeto do Plano de Arborização Urbana do Município.

O Plano de Arborização Urbana é um documento oficial que define e descreve as ações referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das plantas, assegurando a todos os benefícios proporcionados pelas árvores, além de segurança à população.

“Aspectos ecológicos, estéticos e sociais são algumas das diversas importantes funções que a arborização exerce sobre uma cidade. As árvores proporcionam a amenização da temperatura, da poluição sonora, aumentam a umidade relativa do ar, além de melhorar a sua qualidade e fornecer alimento para as pessoas e para os animais”, afirmou Rose Celidonio, secretária de Gestão Ambiental.

A Lei foi publicada no Diário Oficial da Prefeitura nesta segunda-feira (20). CLIQUE AQUI (https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTk0NzUw ) para ler.

Confira algumas das ações que o município já vem realizando em prol da arborização:

Floresta Urbana

Plantio de árvores nativas adequadas à arborização urbana, nos dois lados da via, formando futuramente um “túnel verde” com a união da copa das árvores.

Tem o objetivo de criar um microclima naquela região, gerando bem-estar e melhora paisagística.

Está sendo realizado em dois locais: Rua Capitão Álvaro Pereira, em frente a escola Professor Joaquim Antônio Ladeira, e na rua do Paço Municipal, Rua Catharina Calssavara Caldana.

Protetores de árvores

Quando novos plantios são realizados, são instalados protetores metálicos e garrafas pets junto à árvore para garantir a segurança e o desenvolvimento dela.

As garrafas são colocadas em bambus, que geram a proteção para mudas pequenas, sendo uma barreira no momento de cortar a grama ao redor. Protetores metálicos protegem contra impactos.

Quando as árvores já se encontram adultas com aproximadamente 5 centímetros de tronco, os protetores metálicos e as garrafas pets são retirados.

Espaço árvore

É uma adequação realizada em calçadas, geralmente de concreto, que permite espaço mínimo para que a árvore possa se desenvolver de forma adequada, sem causar danos ao patrimônio, garantindo também a passagem para o pedestre.

Evento Dia da Árvore

Nesta próxima terça-feira (21) diversas ações estarão acontecendo simultaneamente:

- Plantio de árvores que os moradores puderam escolher a espécie e o local, ação que foi realizada em comemoração do Dia do Meio Ambiente.

- Atividades de meio ambiente para os alunos das escolas municipais.

- Plantio do ipê Branco na Fazenda Santo Antônio em frente ao Centro de Educação Ambiental Sala Verde, muda doada pelo Consórcio das Bacias PCJ.

- Coleta de eletrônicos e óleo usado onde cada doação será recompensada com uma muda de árvore nativa. CLIQUE AQUI para saber mais (https://louveira.sp.gov.br/conteudo/meio-ambiente-acao-no-dia-da-arvore-troca-oleo-usado-e-residuos-eletronicos-por-mudas-de-especies-nativas).