Gestão Ambiental | 16/03/2022

MEIO AMBIENTE - Prefeitura define tema anual para desenvolver com alunos da Rede Municipal de Ensino

O tema principal deste ano é “Mudanças Climáticas: muda-se o clima, mudam-se nossas vidas”

Nesta quarta-feira (16) é o Dia Nacional de Conscientização Sobre Mudanças Climáticas. E para celebrar a data, as secretarias de Gestão Ambiental e Educação realizaram um encontro para apresentar aos coordenadores das escolas municipais os temas de meio ambiente, incluindo o Projeto Tabarana, para serem desenvolvidos com os alunos da Rede Municipal de Ensino durante o ano letivo.

O tema principal deste ano é: “Mudanças Climáticas: muda-se o clima, mudam-se nossas vidas”. A escolha do tema vem do Projeto Gota d’Água do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, que Louveira faz parte.

Além disso, esse assunto também será a pauta do 18º EMESA (Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental), que ocorre em agosto de 2022 e traz uma série de atividades e conteúdos didáticos para os alunos..

Ainda nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Gestão Ambiental realiza uma roda de conversa com os membros do Projeto Ser Pleno do Cáritas Paroquial de Louveira. Todos os participantes têm mais de 60 anos de idade. O objetivo é compartilhar ideias sobre conscientização de mudanças climáticas.

Projeto Gota D’água
O Projeto Gota d’Água foi criado em 2015 visando aumentar a abrangência das atividades do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, permitindo assim que os projetos desenvolvidos pelo público não formal (com atuação fora do ambiente escolar) pudessem ser reconhecidos e incentivados. O Projeto Semana da Água, criado em 1994 pelo Consórcio PCJ para o público formal, continua sendo aplicado em alguns municípios, e hoje faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Gota d'Água.

O Projeto tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental voltadas à gestão da água, envolvendo o público formal (escolas) e o não-formal (comunidade).