Gestão Ambiental | 28/09/2021

MEIO AMBIENTE - Louveira participa do evento São Paulo Ambiental no Palácio dos Bandeirantes

A secretária de Secretaria de Gestão Ambiental de Louveira, Rose Celidonio, participou, no último dia 24, de um evento no Palácio dos Bandeirantes, na Capital paulista, chamado São Paulo Ambiental, onde foi apresentada uma agenda de ações relacionadas ao Programa Município Verde Azul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Durante a cerimônia, foram apresentados diversos programas ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado de São Paulo, entre eles:

- Refloresta SP, criado para recuperar 1,5 milhão de hectares de vegetação nativa até 2050. Essa iniciativa será efetuada por meio de parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e o Banco Desenvolve SP. O programa pretende recuperar vegetação daqueles municípios que possuem cobertura muito baixa para, pelo menos, 10% de suas áreas, que é considerado o índice mínimo aceitável para assegurar qualidade de vida aos habitantes e a produção agropecuária.

- Acordo Ambiental, que tem como objetivo incentivar o compromisso voluntário de redução de emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa foi criada em 2019 pelo Governo de SP, sob gerenciamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), com intuito de confirmar o compromisso do Estado de São Paulo com o esforço internacional de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC.

- ICMS Ambiental, que disponibilizará R$ 5 bilhões aos municípios que se empenham na preservação ambiental e na adoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Todos os programas apresentados buscam estimular os municípios a adotarem iniciativas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável e a incorporarem propostas de atividades que promovam o equilíbrio ecológico, a equidade social e o desenvolvimento econômico.

A Secretaria de Gestão Ambiental de Louveira recebeu o convite para participar do evento através do Programa Municipal Verde Azul.

O Programa Município Verde Azul é um projeto que foi lançado em 2007 pelo governo do estado de São Paulo que tem o objetivo estimular as prefeituras do estado na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou com a presença do governador do Estado, João Doria, do secretário de Infraesturura e Meio Ambiente, Marcos Penido, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, da presidente da Cetesb, Patricia Faga Iglecias Lemos, entre outras autoridades.