| 15/04/2021

MEIO AMBIENTE - Dia Nacional da Conservação do Solo é celebrado nesta quinta-feira, 15 de abril

Conheça as ações executadas em Louveira para contribuir com a causa

Dia da Conservação do Solo O Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado anualmente em 15 de abril, foi uma data criada para homenagear o americano Hugh Hammond Bennet, considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos (EUA).

Neste dia especial, listamos uma série de ações promovidas em Louveira para colaborar com a conservação do solo. Confira:

- Através de ações e legislações que promovem o desenvolvimento sustentável no município.

- Com um zoneamento adequado definindo as áreas de proteção e recuperação de mananciais (APRMS), estabelecendo as condições de uso e proteção das respectivas e demais áreas, além de contemplar o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) no município de Louveira.

- Louveira também participa do Programa Estadual Município Verde Azul, que é um indutor de políticas públicas e possui 10 diretivas. Uma delas refere-se especificamente ao Uso do Solo, onde podemos dar visibilidade em diversas ações realizadas pela Secretaria de Gestão Ambiental, como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que incentiva a preservação de mata nativa e a recomposição de matas ciliares, nas propriedades rurais, onde a prefeitura realiza o plantio e pagamento aos interessados. Já pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representada pela divisão de Agricultura, existem ações como o PROMIF (Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura), que visa beneficiar o produtor de frutas para que mantenha sua produção, fortalecendo a fruticultura no município, como atividade econômica sustentável, além da preservação da história e cultura, evitando assim o êxodo rural.

Se você se interessa pelas questões ambientais do nosso município, fique atento, em breve informes semanais serão disponibilizados para o envolvimento de toda população.