Cultura & Eventos | 31/07/2014

Mano Walter e Grupo Falamansa encerram a 2ª. Festa das Tradições Nordestinas neste domingo

fala

A 2ª.  Festa das Tradições Nordestinas, realizada pela Prefeitura de Louveira  na Área de Lazer do Trabalhador,  é uma opção arretada para este final de semana.  Cheio  de  atrações imperdíveis, o evento traz o cantor Mano Walter para o palco principal neste sábado, dia 02, à partir das 22h e no domingo, o encerramento será com o forró universitário do  grupo Falamansa , às 21h.

Nos dois primeiros dias de festa, o público pôde dançar o xote com a banda Bicho de Pé, se divertir com Caju e Castanha e curtir muito forrozão com Frank Aguiar e Falcão.  Tudo isso sem contar as atrações regionais que agitaram os visitantes.

A Festa das Tradições Nordestinas tem início às 10h e conta com uma  programação bastante variada que inclui  trios  e bandas regionais , repentistas itinerantes, quadrilhas e até aulas de forró.   Com entrada gratuita, o evento traz também as delícias gastronômicas típicas do nordeste como tapioca, acarajé, pastel nordestino, feijão tropeiro, baião de dois, buchada de bode e sarapatel. As barracas tradicionais também estão presentes na praça de alimentação  para quem não abre mão de comer bons lanches,  cachorro quente, crepes,  espetinho,  quentão, vinho quente, sorvete, churros, cerveja, refrigerante, trailer do chopp, entre ouras. Para as crianças a diversão será garantida com diversos brinquedos infláveis.

Pífanos de Caruaru

A Banda de Pífanos de Caruaru,  que hoje é um dos grupos instrumentais mais tradicionais do Brasil, vai se apresentar neste sábado, às 16h, no palco principal da festa de Louveira. Segundo consta na história do grupo, a banda já tocou até mesmo para o cangaceiro Lampião. Seus integrantes mais novos são todos filhos e sobrinhos dos primeiros fundadores, que gravaram os primeiros discos no ano de 1971.  A sonoridade única da banda, composta por pífanos e percussão, foi descoberta por alguns astros da MPB, como Gilberto Gil, que gravou "Pipoca Moderna" (com letra de Caetano Veloso) em seu disco "Expresso 2222".

Atrações dos Palcos 2 e 3

A programação musical deste sábado tem início com  Edson Duarte que   vai apresentar seus  arranjos musicais às 12h (palco 2)  e às 14h , no palco 3, o ‘Coisa de Zé’ traz seus sucessos para agitar o povo de Louveira, que também não vai querer perder a banda ‘Os Fulano’, às 18h no placo 2 e o trio  ‘Dona Zefa’, às 20h.  No dia 3, a programação do palco 2  tem início às 12h, com a banda ‘João Carlos & Cristiano’, e seguida, às 18h, o Trio Ipanema anima o público  com sons autorais e releituras de grandes clássicos do forró. A apresentação que encerra a programação do palco está marcada para às 20h, com o Trio Bastião.

Quadrilha

Todos os dias de festa, às 14h30, haverá apresentação da quadrilha Tia Bola. O grupo, composto por cerca de 30 dançarinos adornados com roupa de carnaval, se destacou na multidão da primeira edição e promete agitar as tardes de festa. Vindos de São Vicente, eles formavam a quadrilha tricampeã estadual e campeã intermunicipal.

Exposição de Lampião e de cerâmica

Quem gosta das histórias do cangaço  não pode deixar de ver, no Pavilhão de Exposições, as obras trazidas pelo Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Sorocaba e Região. São 22 imagens que retratam momentos vividos por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, intitulado como o  “Rei do Cangaço” e seu bando.

Também é a oportunidade para quem quer conhecer e adquirir exemplares  de  literatura de cordel que estarão expostos e a venda pelo grupo ‘Caravana do Cordel’. Os títulos retratam temas do imaginário nordestino como ‘A chegada do Lampião no inferno’ e ‘Os 10 mandamentos do Preguiçoso”.

No mesmo local, o artista Everaldo Calmon vai estar presente neste final de semana com a sua exposição de cerâmica “Na Terra da Seca Barro é Arte”.

Feira de artesanato

Pensando em difundir o artesanato do Nordeste em Louveira,  a organização da festa promoveu este ano uma feira, com vendas de arte em fuxico, renda filé, bonecos de pano, arte em fibra de bananeira e redes. Vale a pena conferir!