Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 15/03/2024

Manhã das Estrelas: Prefeitura realiza atividades de autocuidado e entretenimento para mulheres da Casa das Oficinas Acalanto

Com foco no autocuidado, as mulheres passaram por atividades como massagem, escalda pés, designer de sobrancelhas, manicure e maquiagem; na quinta-feira (14), em uma parceria com o Moviecom Jundiaí, os pacientes foram ao cinema, e para muitos deles, foi pela primeira vez na vida

Em celebração ao Mês da Mulher e ao aniversário de 59 anos de Louveira, a Prefeitura, por meio da Casa das Oficinas Acalanto, realizou nesta semana a Manhã das Estrelas para as usuárias do projeto. Com foco no autocuidado, as mulheres passaram por atividades como massagem, escalda pés, designer de sobrancelhas, manicure e maquiagem, além de uma roda de conversa sobre os direitos adquiridos pelas mulheres no decorrer dos anos, suas demandas e a importância de espaços de descanso e autocuidado. Na quinta-feira (14), em uma parceria com o Moviecom Jundiaí, os pacientes foram ao cinema, e para muitos deles, foi pela primeira vez na vida.

De acordo com a coordenadora da Casa das Oficinas Acalanto, Caroline Cruz, esse tipo de ação é essencial para o tratamento e desenvolvimento dos pacientes: “Durante as atividades diversas usuárias relataram, de forma emocionada, nunca terem vivenciado algo parecido em suas histórias de vida, e o que significou este dia para elas. Vale ressaltar ainda o quanto a sobrecarga de demandas pode ser o disparador de quadros de adoecimento emocional, o que torna ainda mais importante ações preventivas nesse sentido”, comenta ela.

Na quinta-feira (14), em uma parceria com a Moviecom Jundiaí, os funcionários do cinema receberam uma palestra sobre promoção e prevenção em saúde mental. Em sequência, os usuários do Acalanto participaram de uma sessão, e para muitos, foi a primeira vez. Com foco na inclusão, o cinema ainda disponibilizou recursos audiovisuais para as pessoas com deficiência visual e auditiva. 

A Casa das Oficinas Acalanto é um programa de reabilitação, sendo uma ampliação da Rede de Atenção em Saúde Mental, contando também com o trabalho de uma equipe multidisciplinar. Além de proporcionar os meios para o mercado de trabalho, o espaço realiza oficinas que podem ser fontes de renda para as pessoas atendidas. Em compromisso com o cuidado e atendimento em saúde mental, a Prefeitura de Louveira também conta com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Ambulatório de Saúde Mental e profissionais de saúde mental presentes nas Unidades Básicas de Saúde, sendo assim, um escopo completo montado para atender emergências, realizar tratamentos e reabilitação.