Educação | 20/06/2024

Mais vagas em berçário: Prefeitura de Louveira assina convênio com Estado para ampliação do Cecoin Pequeno Príncipe

Por meio desta parceria, a unidade ganha 40 novas vagas (33% a mais das atuais 120 vagas), aumentando a capacidade total de atendimento da rede municipal de ensino, que, de forma inédita no município, já vem atendendo 100% da demanda de bebês nos berçários nos últimos 12 meses; recurso soma-se aos investimentos próprios que a Prefeitura vem aplicando na estrutura física das escolas: reforma da EMEB Odilon Leite Ferraz, ampliação e revitalização da EMEB José Pereira Dutra, que tornou-se a 4ª unidade a atender em período integral e ampliou de 40 para 120 vagas sua capacidade de atendimento, entre outras unidades e investimentos no aspecto pedagógico

Comprometida e atuante no sentido de buscar novos recursos para aplicar em melhorias dos serviços à população, a Prefeitura de Louveira formaliza nesta quinta-feira, 20 de junho, convênio com o Governo do Estado para reforma e ampliação do Cecoin Pequeno Príncipe. Por meio desta parceria, a unidade ganha 40 novas vagas 33% a mais das atuais 120 vagas ofertadas na unidade. O investimento aumenta assim a capacidade total de atendimento da rede municipal de ensino de Louveira, que, de forma inédita, já vem atendendo 100% da demanda de bebês nos berçários nos últimos 12 meses.

Para assinar o convênio, o Prefeito Estanislau Steck, juntamente com a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, compareceu pela manhã no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, onde o Governador Tarcísio de Freitas recebeu prefeitos e autoridades de 189 municípios paulistas para anúncio de R$ 150 milhões em investimentos voltados à construção de novas creches e escolas, reformas e ampliações, além da aquisição de equipamentos e mobiliários.

O investimento - R$ 283,5 mil - será viabilizado por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). Após este ato de assinatura do convênio, o Estado fará a liberação dos recursos para então a Prefeitura dar início ao processo de licitação para a contratação da empresa a ser responsável pela obra.

Esta é uma demanda solicitada pela Prefeitura de Louveira ao Governo do Estado ainda em 2022 mediante apresentação de projeto de reforma e ampliação do Cecoin Pequeno Príncipe. Serão construídas 2 novas salas com capacidade para 20 bebês em cada uma, novos sanitários, além de melhorias na estrutura física do prédio. Com 120 vagas, a unidade atende hoje 100 bebês e é uma das mais demandadas pelos pais por estar localizada na região central da cidade.

Avanços em Educação

O recurso a vir pelo Estado soma-se aos investimentos próprios que a Prefeitura vem aplicando na estrutura física das escolas e no aspecto pedagógico de toda rede municipal de ensino. Atualmente, segue em obras mais uma etapa da grande revitalização que vem sendo feita na EMEB Odilon Leite Ferraz.

Também neste ano a Prefeitura entregou à população a 4ª unidade escolar a atender em período integral o Ensino Fundamental – a EMEB José Pereira Leite, que foi totalmente revitalizada e teve ampliada sua capacidade de atendimento de 40 para 120 vagas. A Prefeitura ainda entregou neste ano reformas completas das EMEB’s Chapeuzinho Vermelho e Mundo Maravilhoso, além de nova estrutura esportiva no CEIL do Bairro Santo Antônio. Em 2023, a Prefeitura entregou 7 escolas com manutenções e pinturas.

No aspecto pedagógico, são muitos avanços: contratação de 10 diretores, além de professores e demais profissionais de Educação, capacitações aos professores, projetos complementares, ampliação do kit escolar, instalação de 10 laboratórios de informática, novos investimentos na merenda, programas que aliam Educação com Esporte, além de atuações em outras fases da formação, como apoio à graduação por meio de transporte universitário, programas de bolsa de estudo, parcerias para viabilizar vagas de cursinho e mesmo de faculdade, Educação de Jovens e Adultos, entre outros atendimentos.